TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Dos Seis Chapéus

Monografias: Método Dos Seis Chapéus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 4

MÉTODO DOS SEIS CHAPÉUS

O principal problema do pensamento é a confusão. Tentamos fazer de tudo de uma vez só. Emoções, informação, lógica, confiança e criatividade – tudo isto está presente ao mesmo tempo. É como fazer malabarismo com uma porção de bolas.

É um método muito simples que vai permitir ao “pensador” realizar uma coisa de cada vez. Com o método é possível tornar-se capaz de separar a emoção da lógica, a criatividade da informação, e assim por diante.

Os seis chapéus permitem-nos conduzir nosso pensamento, assim como um maestro rege a sua orquestra. Podemos nos tornar conscientes do que pensamos. Da mesma forma, em qualquer reunião é sempre muito útil mudar as pessoas de seus padrões usuais de pensamento no sentido de mostrar-lhes algo de novo sobre o assunto em discussão.

O objetivo principal desse método é ajudar as pessoas na análise de uma situação ou tomada de decisão.

A avaliação se torna mais rica e mais perfeita na medida em que a pessoa observa a situação de seis maneiras diferentes, ao invés de usar só uma (a que está habituado) ou mais de uma, mas de maneira desordenada.

Cada chapéu simboliza uma maneira própria de pensamento, com suas próprias características. A simbologia do chapéu ajuda o pensador a “pôr e tirar” uma atitude na sua “cuca” de forma deliberada conhecida pelo grupo.

Por ser o desempenho de um “papel”, a situação permite que os interlocutores solicitem a seus colegas que “mudem de chapéu”, evitando assim certos conflitos interpessoais durante as discussões para a tomada de decisões.

Quanto mais os chapéus forem utilizados, mais eles se tornarão parte da cultura da empresa. Isto torna o pensamento muito mais poderoso. Ao invés de se perder tempo, argumentando ou fugindo da discussão, haverá um enfoque estimulante e disciplinado.

No começo as pessoas poderão se sentir um pouco ridículas e estranhas em “usar” chapéus diferentes, mas esta estranheza acaba logo que o sucesso do método fica evidente. O sistema é muito fácil de ser utilizado. Não é preciso pensar nos detalhes de cada um dos chapéus, a essência de cada um deles é muito fácil de ser lembrada.

Chapéu Branco

Simboliza a neutralidade e a racionalidade de um computador. Lida com dados e informações neutras. Sob o chapéu branco trabalha-se com perguntas e respostas factuais e objetivas.

Exemplo:

• Quantas pessoas estiveram presentes à reunião?

• Qual é a verba destinada para esse projeto?

Chapéu Vermelho

Considera as emoções e sentimentos, intuições e feelings. Sob o chapéu vermelho dão-se palpites. O “acho que” é perfeitamente aceito. Não são necessárias justificativas.

Exemplo:

• Acho que ainda não é o momento para lançarmos esse produto.

• O Pedro vai se dar bem no setor de embalagens.

Chapéu Preto

É o advogado do diabo, o pessimista ou o negativo. Faz críticas, explica por que não vai dar certo, mostra tudo para reprovar a idéia. Usam-se justificativas e exemplos.

Exemplo:

• Lembra do cigarro Charm? Não adianta lançar produtos só para mulheres. Elas não reagem à propaganda como os homens.

• Nessa empresa só funcionam projetos grandes, pois os pequenos não levam às promoções de cargos.

Chapéu Amarelo

Lembra o sol, o brilho, o positivismo. Usa-se o pensamento construtivo. Procuram-se oportunidades, benefícios. Usam-se também justificativas e exemplos.

Exemplo:

• Esse produto vai chamar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com