TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Do Lisado De Amebocitos Do Limulus

Monografias: Metodo Do Lisado De Amebocitos Do Limulus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO DE IMUNOLOGIA CLÍNICA_ II

AULA: IMUNOLOGIA DOS TRANSPLANTES

1) Defina rejeição

2) Quais são os tipos de rejeição? Explique cada um dos tipos.

3) Quais são os possíveis mecanismos envolvidos na rejeição.

4) Que tipo de enxerto (autoenxerto, isoenxerto, aloenxerto ou xenotransplante) é o mais compatível? E menos compatível?

A Sra. X é diabética, e essa condição causou dano grave aos seus rins. Esta complicação é denominada de nefropatia diabética e é uma das principais indicações para transplante renal. Todos os seus familiares imediatos, marido, cinco filhos e dois irmãos, se dispuseram ao teste para eventual doação. As tipagens HLA e de grupos sanguíneos de todos os membros da família foram realizadas e com base nesses exames, foi selecionado o doador e realizado o transplante. Porém, apesar da cirurgia bem sucedida, em pouco tempo o rim tornou-se escurecido e edemaciado. Isso passou a ocorrer poucos minutos após a restauração do fluxo sanguíneo ao tecido transplantado, e exigiu a remoção imediata do enxerto.

5) Quais os mecanismos que atacaram o enxerto?

Quatro anos mais tarde foi decidido tentar um novo transplante. Um outro membro da família foi selecionado como doador, e o transplante funcionou muito bem. O rim continuou funcionando por 8 anos, mas sua função declinou gradativamente a partir do quarto ano, e a Sra. X eventualmente teve que retornar à diálise.

6) Por que a função do rim transplantado declinou gradativamente, e por que os médicos não foram capazes de interromper este processo?

AULA: IMUNOLOGIA DOS TUMORES

7) Quais são os tipos de antígenos tumorais contra os quais o sistema imunológico reage?

8) O que evidencia a rejeição (erradicação) tumoral como um fenômeno imunológico?

9) Como os LT citotóxicos reconhecem antígenos tumorais e como essas células são ativadas para a diferenciação em LT citotóxicos efetores?

10) Quais são alguns dos mecanismos pelos quais os tumores se esquivam da resposta imunológica?

11) Quais são algumas estratégias para melhorar a resposta imunológica do hospedeiro aos antígenos tumorais?

12) Existem evidências para uma resposta imune do hospedeiro aos antígenos associados a tumor em muitos pacientes. Todavia, se não tratados, a maioria dos tumores cresce e eventualmente leva o hospedeiro a óbito. Como pode ocorrer este paradoxo?

13) A imunização profilática contra doenças infecciosas tem sido altamente eficaz. Será esta a grande contribuição da imunologia para a oncologia?

14) A imunoterapia do câncer tem sido pesquisada ao longo dos últimos cem anos. Por que o sucesso tem sido tão limitado?

AULA: DOENÇAS AUTO – IMUNES CAUSADAS POR ANTICORPOS

15)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com