TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Tratamendo De Resíduos Agropecuários

Pesquisas Acadêmicas: Metodos De Tratamendo De Resíduos Agropecuários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

Os métodos utilizados no tratamento de efluentes líquidos podem incluir processos físicos (remoções de sólidos grosseiros sedimentavam e flutuantes); processos químicos (floculação, precipitação química, cloração, oxidação química, neutralização e elutriação); e ou processos biológicos (aeróbica - processo de lodos ativados e filtros biológicos; anaeróbica - reatores anaeróbicos de fluxo ascendente, lagoas anaeróbicas e filtros anaeróbicos; e outros processos de tecnologia mais complexa - filtração rápida, adsorção, eletrodiálise, troca iônica e osmose inversa). Para os resíduos sólidos, os métodos de tratamento mais usuais são o aterro sanitário, a disposição no solo, a compostagem e a incineração, além do uso como matéria-prima na produção de sabões, detergentes e ração animal.

Compostagem: A compostagem, na atualidade, é definida como um processo biotecnológico, desenvolvido em meio aeróbico controlado, realizado por uma colônia mista de micro-organismos. Historicamente as mais antigas fontes de matéria orgânica empregada como fertilizante, são os estercos animais e adubos verdes. Além desses fertilizantes, atualmente se utiliza outros tais como: fezes humanas, que no Oriente receberam o nome de “solo noturno” e nos dias de hoje, lodo de esgoto; o lixo urbano domiciliar; as tortas vegetais geradas como resíduos da industrialização das sementes oleaginosas; o guano; a turfa; o linhito; e os demais resíduos de indústrias agrícolas, de conservas alimentícias, de bebidas, de frigoríficos, de produtos farmacêuticos e de curtumes (SANTOS, 1993). O preparo do composto na propriedade rural necessita de duas fontes de matérias primas: os resíduos vegetais e os resíduos animais (esterco). Os resíduos animais atuam como inoculantes para a compostagem.

Os resíduos da indústria de laticínios e abatedouros têm alto poder poluente por conter: “gordura, sólidos orgânicos e inorgânicos, além de substâncias químicas que podem ser adicionadas durante as operações de processamento, enquanto que águas residuárias geradas no processamento de produtos de origem vegetal podem conter, além de elevado conteúdo de material orgânico, outros poluentes, tais como solo, restos de vegetais e pesticidas”.

[Resíduos Líquidos]: “Esta composição faz do tratamento de resíduos oriundos da atividade agroindustrial uma operação de alta complexidade, pois cada composição específica de um efluente gerado exige um sistema de tratamento diferenciado”.

No tocante ao processamento de carne suína e de aves estima-se que no Brasil são gerados, aproximadamente, 149 milhões de toneladas de efluentes por ano.

A agricultura é responsável pela maior parte da contaminação das águas superficiais em função das fontes difusas de contaminação, enquanto as atividades agroindustriais podem ser fontes potenciais de poluição pontual.

Conclusão fodona do mestrado do carinha lá:

Apesar dos grandes avanços no conhecimento tecnológico e dos impactos negativos das diferentes atividades antrópicas, em pleno século XXI, percebe-se uma insensibilidade do homem quanto a preservação dos recursos naturais. É difícil existir um empreendimento qualquer, seja agrícola, industrial ou doméstico, que busca por conta própria uma alternativa que evite a degradação ambiental.

Mesmo diante de leis rígidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com