TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microscópio E Bio Celular

Ensaios: Microscópio E Bio Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE PROGRAMADA – APRESENTAÇÃO DOS TÓPICOS DE BIOLOGIA CELULAR

DIFERENÇA ENTRE MICROSCÓPIO ÓPTICO E ELETRÔNICO:

No microscópio óptico, o material a ser analisado é atravessado pela luz, que passa por lentes de vidro para chegar ao olho do observador. A imagem observada é colorida e o objeto pode ou não ser vivo (dependendo da preparação).

No microscópio eletrônico, o material a ser observado é atravessado por um feixe de elétrons que passa por "lentes" eletromagnéticas, sendo projetados em uma tela fluorescente que produz a imagem. Neste caso, não é possível a visualização de material vivo, pois este é colocado no vácuo e as imagens não são coloridas.

COMO FUNCIONA O MICROSCÓPIO ÓPTICO:

A intensidade da luz pode ser regulada diretamente através do reostato que atua na própria fonte luminosa ou indiretamente através do condensador e do diafragma: a intensidade aumenta de se subir o condensador e abrir o diafragma e diminui se se descer o condensador e fechar o diafragma.

A ampliação – número de vezes que a imagem é aumentada em relação ao objeto real – é função conjunta do poder de ampliação da objetiva e ocular utilizadas. A ampliação total é o produto da ampliação da objetiva pela ampliação da ocular (exemplo, ampliação da ocular 10x, ampliação da objetiva 20x, ampliação total é 10 x 20 = 200x.

A imagem observada depende também do poder de resolução, isto é, a capacidade que as lentes têm de discriminar objetos muito próximos. O poder de resolução depende do comprimento de onda da luz utilizada, e o seu valor teórico para um microscópio óptico é de cerca de 0,2 µm – ou seja, dois objetos têm de estar pelo menos a uma distância um do outro de 0,2 µm para poderem ser discriminados ao microscópio óptico. Este valor, contudo, só é alcançável com lentes de elevada qualidade e preço!

A preparação é colocada na platina e fixa com o auxílio das pinças. Com os parafusos existentes na platina move-se a preparação até esta estar sobre a abertura por onde passa a luz. Olhando através da ocular (monocular ou binocular, respectivamente com uma ou duas lentes) e com a objetiva de menor ampliação foca-se a imagem, preferencialmente no centro do campo de visão, utilizando os parafusos macrométrico e micrométrico. Após esta primeira focagem, podem-se utilizar objetivas de maior poder de ampliação, de forma sequencial repetindo todo o processo já descrito. A imagem final observada será ampliada, virtual e invertida. Dependendo do microscópio, em alguns casos, a imagem final pode ser direita e não invertida.

Por exemplo, se utilizarmos uma preparação da letra F, tal como na figura, as imagens formadas pela objetiva e pela ocular são como descritas (Fig.3).

AS PARTES DO MICROSCÓPIO ÓPTICO E SUAS FUNÇÕES:

Componentes mecânicos

pé ou base – apoio a todos os componentes do microscópio

braço – fixo à base, serve de suporte às lentes e à platina

platina – base de suporte e fixação da preparação, tem uma abertura central (sobre a qual é colocada a preparação) que deixa passar a luz. As pinças ajudam à fixação da preparação. A platina pode ser deslocada nos microscópios mais modernos, nos antigos tinha que se mover a própria amostra, segura pelas pinças.

revólver – suporte das lentes objectivas, permite trocar a lente objectiva rodando sobre um eixo

tubo ou canhão – suporta a ocular na extremidade superior

parafuso macrométrico – permite movimentos verticais da grande amplitude da platina

parafuso micrométrico – permite movimentos verticais lentos de pequena amplitude da platina para focagem precisa da imagem

Componentes ópticos

condensador – sistema de duas lentes (ou mais) convergentes que orientam e distribuem a luz emitida de forma igual pelo campo de visão do microscópio

diafragma – regula a quantidade de luz que atinge o campo de visão do microscópio, através de uma abertura que abre ou fecha em diâmetro (semelhante às máquinas fotográficas)

fonte luminosa – actualmente utiliza-se luz artificial emitida por uma lâmpada incluída no próprio microscópio com um interruptor e algumas vezes com um reóstato que permite regular a intensidade da luz. Os modelos antigos tinham um espelho de duas faces: a face plana para reflectir luz natural e a face côncava para reflectir luz artificial.

lente ocular – cilindro com duas ou mais lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objectiva, formando uma imagem virtual mais próxima dos olhos do observador. As oculares podem ser de diferentes ampliações sendo a mais comum de 10x. A imagem criada pela ocular é ampliada, direita e virtual.

lente objectiva – conjunto de lentes fixas no revolver, que girando permite alterar a objectiva consoante a ampliação necessária. É a lente que fica mais próxima do objecto a observar, projectando uma imagem real, ampliada e invertida do mesmo. As objectivas secas, geralmente com ampliação de 10x, 40x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com