TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microscópios

Pesquisas Acadêmicas: Microscópios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

MICROSCÓPIOS

 Microscópio de polarização

É o mais conhecido por suas aplicações geológicas - minerais naturais e industriais (refinados, extraídos ou fabricados); compostos tais como cimento, cerâmica, fibras minerais, polímeros e moléculas biológicas cristalinas ou altamente ordenadas como DNA, amido, madeira e uréia.

No microscópio de polarização a luz é polarizada por filtros que ficam acima e abaixo da amostra, a forma como o material interage com a luz polarizada é que fornece informações sobre sua estrutura e composição.

Cerca de 90% de todas as substâncias sólidas têm propriedades ópticas que variam com a orientação da luz incidente (materiais anisotrópicos). Quando esses materiais anisotrópicos são girados, o observador pode ver alterações de brilho e / ou de cor ('pleocroísmo') sob a luz polarizada que depende da orientação do material no caminho da luz.

 Microscópio de contraste de fase

É usado em indivíduos transparentes como microorganismos e células vivas, sem a necessidade de colorir ou de usar fluorófolos, revelando estruturas que não são visíveis em imagens de campo claro.

Neste microscópio a imagem formada possui pequenas alterações no comprimento do trajeto óptico, ocasionando diferenças sutis em seu contraste. A lâmpada deste mi é direcionada propositalmente em um ângulo especializado, fazendo-a iluminar diretamente o espécime, ou ser difratada e retardada pelos gradientes de fase desse espécime.

 Microscópio Confocal

É frequentemente associado as técnicas de fluorescência que é importante em processamento de imagem de células vivas , além de eliminar a luz fora de foco em amostras e permitir imagens 3-D de amostras espessas.

Tipos:

• Escaneamento por laser - onde um único ponto focado de iluminação de laser (ponto ou fenda) é escaneado cruzando a amostra.

• Disco dilatado - onde um disco dilatado ( com vários é inserido entre a fonte de luz e o espécime.

• Confocal de campo de varredura - ao invés de um sistema de disco, um sistema de campo de varredura escaneia o espécime usando uma fenda de luz.

 Microscópio eletrônico de varredura

Tem como objetivo obter imagens tridimensionais de superfícies utilizando os elétrons que a mesma emite.

Atua em grande parte na caracterização de minérios onde tem grande vantagem na observação direta de bordas ou contornos de grãos ( onde se concentram um grande numero de defeitos cristalinos) , em seções polidas e na caracterização de porosidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com