TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minerais Inorganicos

Ensaios: Minerais Inorganicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

1.INTRODUÇÃO

Os primeiros estudos sobre as fontes de minerais para rações começaram na época de 50, aonde teve início da suplementação mineral com intuito de resolver problemas ósseos e de desempenho de aves. A importância em se suplementar com minerais as aves aumentou nos últimos anos devido a uma sério de fatores relacionados a produção relacionada a esse animal como alta precocidade e alta produção de ovos (ARAUJO et al., 2008).

As linhagens de galinhas poedeiras atuais se caracterizam por alta produção de ovos e as aves de corte por sua precocidade sexual e são criadas em situações de alto desafio sanitário e ambiental, o que aumenta as exigências nutricionais e um dos nutrientes que desempenha um papel fundamental nesses processos de alta produção são os minerais. Usualmente, a suplementação mineral é praticada sob as formas salinas inorgânicas (óxidos e sulfatos) (BITTENCOURT et al.,2013).

A nutrição das aves representa cerca de 60 -70% do total do custo de produção. Devido a concorrência do mercado, as granjas cada vez mais procuram alcançar a eficiência tão desejada nos sistemas de produção, sendo essa eficiência muitas vezes ligada a nutrição.

Atualmente, os produtores têm um maior interesse na utilização de minerais orgânicos do que de inorgânicos, pois os minerais orgânicos causam menos impacto ao meio ambiente (PINTO et al.,2010).

Visando beneficiar a criação de aves, seja poedeiras ou corte, este trabalho tem como objetivo abranger sobre a nutrição das aves com uso de Minerais Inorgânicos.

2.REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Minerais Inorgânicos

Os minerais são classificados em macro minerais e micro minerais ou elementos traços, esta classificação está ligada com as concentrações dos elementos nos tecidos, que pode indicar suas necessidades orgânicas. Os minerais mais importantes nas rações de aves são o cálcio, fósforo, potássio, sódio, enxofre, cloro e magnésio que são classificados como os macro minerais aonde entram em maiores quantidades nas rações, alguns minerais entram na formação da casca de ovo, outros são necessários aos processos metabólicos hormonais e enzimáticos. O ferro, cobre, iodo, manganês, cobalto e selênio se encontram em menor quantidades nas dietas de aves sendo então chamadas de micro minerais, mais sendo igualmente essências para poedeiras. A qualidade e a quantidade dos minerais presentes nas rações são de total importância, o mais importante seja a inter-relação entre cada mineral e outros nutrientes, quando em quantidades insuficientes aparecerão deficiências nutricionais, porém o excesso pode causar o retardo do crescimento, a eficiência de antibióticos poderá ser afetada e vitaminas poderão ser destruídas (ARAUJO et al.,2008).

As fontes mais encontradas de minerais que são utilizadas na nutrição animal são nas fontes inorgânicas (óxidos, sulfatos, cloretos, carbonatos e fosfatos), quando essas fontes inorgânicas chegam ao estômago, acontece a ocorrência de uma dissociação das moléculas, sendo liberados íons metálicos como Zn++, Mn++, e para que ocorra a absorção desses íons, sendo transportados para a corrente sanguínea e atinjam órgãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com