TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINERAIS

Exames: MINERAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 11

1 - QUARTZO

O quartzo é um mineral formador de rochas, ocupa uma função significativa na crosta terrestre. O mineral ocorre praticamente no mundo todo e em quase todos os tipos de rocha. O quartzo aparece de formas variadas: desde cristais de até 150 quilos, em grandes massas, cobrindo extensas áreas até grãos finíssimos. É um mineral muito comum em rochas sedimentares - aquelas formadas pelo acúmulo de fragmentos de rochas antigas, conchas e esqueletos de criaturas marinhas. É encontrado especialmente em arenitos rios e praias. O quartzo também é encontrado em cavidades de rochas chamadas geodos. Essas cavidades se assemelham a ovos. Vistas de fora parecem sólidas, mas são ocas por dentro, com paredes revestidas de cristais minerais.

O quartzo se transforma em cristais quando as rochas derretidas, ricas em silício, esfriam. É gerado por processos metamórficos, magmáticos, diagenéticos e hidrotermais. É extremamente resistente ao intemperismo e ao desgaste físico pelo fato de ser o último mineral a se formar no resfriamento do magma a uma temperatura menor que 600ºC o que garante uma maior estabilidade.

1.1 Características químicas e físicas do quartzo

 FAMÍLIA /GRUPO: Família Tectossilicato; Grupo do Quartzo.

 FÓRMULA QUÍMICA: SiO2. Óxido de silício.

 COMPOSIÇÃO: Si = 46,7%, O = 53, 3%. Usualmente, quase puro.

 CRISTALOGRAFIA: hexagonal-R; trigonal, trapezoédrica; hexagonal-trapezoédrica; romboédrico.

 HÁBITO: Prismático, granular, maciço...

 CLIVAGEM: sem clivagem

 DUREZA: 7

 DENSIDADE: 2,65

 FRATURA: Conchoidal, quebradiça.

 BRILHO: Predomina o brilho vítreo, mas existem variedades com brilho gorduroso e esplendente.

 COR: Geralmente incolor ou branco, mas freqüentemente colorido devido à presença de impurezas, além de poder apresentar mais de uma cor.

 TRAÇO: Incolor.

 VARIAÇÕES: As variações cristalinas e criptocristalinas, as espécies cristalinas principais são: cristal de rocha (quartzo hialino), quartzo leitoso, quartzo enfumaçado (cairngorm e/ou morion), citrino, ametista, olho-de-gato, olho-de-tigre, quartzo rutilado, quartzo fantasma, aventurina, etc. Variações criptocristalinas são divididas em variedades fibrosas e granulares, as principais variações fibrosas são: calcedônia, crisoprásio, sardo, cornalina, ágata, ônix, etc. Variações granulares são: sílex, chert, jasper, prásio, etc.

 PROPRIEDADES DIAGNÓSTICAS: Caracterizado por seu brilho vítreo, fratura conchoidal, e forma cristalina.

1.2 Aplicações

Usa-se o quartzo na indústria de vidro e da cerâmica. É utilizado, no campo técnico, para obtenção de ultra-sons, para controle de emissoras e relógios. Areia para moldes de fundição, esmalte, saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras óticas, produtos eletrônicos, indústria de ornamentos, fabricação de instrumentos óticos, de vasilhas químicas, refratários, etc. É muito utilizado também na construção civil como areia e na confecção de jóias baratas.

1.3 Exploração

No Brasil: A exploração de quartzo na forma de lasca e cristal no Brasil intesificou-se na época da Segunda Guerra Mundial e continua intermitente até hoje, porém houve uma redução na produção da forma de cristal. Os principais e tradicionais produtores de lascas e cristal de Quartzo são: Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Bahia.

No Mundo: Espanha, Alemanha, Alpes, Montes Urais, República de Malgaxe.

2 – FELDSPATO

Os Feldspatos representam o mais abundante grupo de minerais constituintes das rochas ígneas. Podem ocorrer em rochas que sofreram metamorfismo térmico ou regional e também são importantes constituintes de muitos sedimentos e rochas sedimentares.

É um mineral muito comum e forma-se durante a cristalização das rochas ígneas, pegmatíticos e nas drusas nas rochas, mais raramente pela cristalização a partir das soluções aquosas, em temperaturas baixas, nos filões. Amplamente distribuído como constituinte importante das rochas, ocorrendo em muitos tipos de rochas ígneas, especialmente em granito, sienitos e nefelina sienito; nas rochas sedimentares está presente no arcózio e em certos arenitos e conglomerados; nas rochas metamórficas, nas gnaisses. Também em grandes cristais e/ou massas nos diques pegmatíticos, associado principalmente com o quartzo, a muscovita e a albita.

2.1 Subdivisões

- Feldspatos potássicos: possui a formula química KAlSi3O8, podendo conter até 16,9% de K2O, 0,3% de Rb e proporção variada de Ba, sendo que a presença significativa deste último gera a hialofana. Este grupo é constituído por sanidina, ortoclásio, microclínio, adulária.

- Plagioclásios: a palavra plagioclásio deriva do grego plagios (oblíquo) + klasis (fratura), porque ao contrário de outros feldspatos, tem ângulo entre as clivagens diferentes de 90º e, representa um grupo de minerais, representantes de uma solução sólida, que possui a formula geral (Ca, Na)Al (Al,Si)Si2O8 e é constituída por: albita, oligoclásio, andesina, labradorita, bytownita e anortita.

- Feldspato de bário: os minerais deste grupo são relativamente raros e bem mais densos que os outros feldspatos, ocorrendo em veios hidrotermais de alta temperatura, pegmatitos e greisens. Os feldspatos de Ba formam solução sólida total a parcial com o ortoclásio, na dependência da temperatura, sendo representado pelo termo puro celsiana e o resultante da solução sólida hialofano.

- Feldspatos potássicos/sódicos: este grupo resulta da possibilidade de solução sólida, parcial a total, entre as moléculas [KAlSi3O8] e [NaAlSi3O8], em ambientes de alta temperatura e pressões baixas a médias. Este grupo é formado pelo anortoclásio, soda-sanidina e anortoclásio-sanidina, minerais que ocorrem em rochas efusivas ou hipoabissais acidas a alcalinas, de temperaturas bastante altas e resfriamento rápido.

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com