TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mistura Homogenia

Casos: Mistura Homogenia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Mistura homogênea (português brasileiro) ou Mistura homogénea (português europeu) é uma mistura onde ao final do processo de união de substâncias, estas já não podem ser identificadas como no início. A aparência da mistura é uniforme a olho nu. Também são misturas que apresentam uma só fase.

Estas misturas também são conhecidas como solução, na qual podem apresentar-se sólidas, líquidas ou gasosas. Para se distinguir uma solução de uma substância pura, pode-se efetuar a medição em suas temperaturas de mudanças de estado. A solução apresentará variação de sua temperatura durante o processo de transição de estado, já a substância pura apresentará uma temperatura constante.Um sólido é solúvel em um líquido (solvente) se seu grau de solubilidade for considerável. Na teoria, todo o sólido é solúvel em água (solvente universal) mesmo que seja ínfima a quantidade que realmente está em solução. Para esse tipo de mistura, a temperatura é um fator determinante: a priori, quanto maior a temperatura do solvente, maior a solubilidade de um sólido contido nele de modo que cada vez mais soluto pode ser adicionado sem precipitar (aparência de corpo de fundo no recipiente).

Nesse caso, a polaridade dos componentes a serem misturados devem ser levados em consideração. Exemplo: água (polar) não solubiliza significativamente a naftalina (quase apolar).Em caso de líquidos, a classificação de polaridade das moléculas constituintes de cada um também deve ser levada em consideração para a formação da mistura ou não.

Se dois líquidos forem polares ou bipolares (característica das moléculas que apresentam regiões fortemente polares e apolares simultaneamente), como por exemplo a água (polar) e o álcool (bipolar), são miscíveis entre si; caso fossem água e éter metílico (praticamente apolar), a mistura praticamente não existiria. Por outro lado, a acetona (bipolar) solubiliza tanto éter metílico (apolar) quanto é miscível em água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com