TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MITOS E VERDADE DO DEUS

Seminário: MITOS E VERDADE DO DEUS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 7

(Disponível emhttp://www.ades.com.br. Acesso em 03/05/2014/)

MITOS E VERDADES SOBRE A SOJA

A soja é um alimento nutritivo e traz muitos benefícios à saúde?

A soja é muito nutritiva. É rica em proteínas de alta qualidade, gorduras boas (ômegas 3 e 6), fibras, vitaminas e minerais, e é pobre em gorduras ruins (saturadas). Além disso, pode melhorar os níveis de colesterol no sangue - o que está relacionado à saúde do coração - e contém outros elementos que fazem muito bem à saúde, como as isoflavonas. Sem se esquecer dos bons resultados quando associada a osteoporose, obesidade, entre outros fatores.

Qual é a diferença entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca?

Tanto a intolerância à lactose quanto a alergia à proteína do leite de vaca são distúrbios relacionados ao consumo de leite e seus derivados. Porém, têm causas e sintomas diferentes. Vamos entendê-los?

A intolerância à lactose é a dificuldade ou a incapacidade de digerir a lactose, um açúcar característico do leite e dos seus derivados.

Algumas pessoas não produzem ou produzem pouco a enzima responsável por essa digestão, provocando, assim, o sintoma da intolerância: diarreias, dores na barriga, inchaço no abdômen.

A alergia à proteína do leite de vaca, por sua vez, ocorre quando o corpo humano interpreta como perigo algumas proteínas existentes no leite ingerido, desencadeando assim uma forte resposta imunológica - processo conhecido como alergia. Seus sintomas são coceira e irritação na pele, diarreias, vômitos e às vezes até distúrbios respiratórios.

Para os dois problemas, os tratamentos consistem basicamente em reduzir ou eliminar da alimentação o leite e seus derivados.

AdeS Original e Saborizados (Shake de Morango, Vitamina de Banana, Frapê de Coco e Chocolate Clássico) são uma alternativa ao leite de vaca e contêm cálcio no mesmo teor do leite (240mg de cálcio/200ml).

A bebida de soja é uma opção para quem tem alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose?

A bebida de soja pode ser uma alternativa ao leite de vaca para pessoas com alergia à proteína do leite ou com intolerância à lactose, mas, para isso, é preciso que haja orientação clínica e nutricional, garantindo a adequação calórica e a ingestão de todos os nutrientes para o desenvolvimento e a manutenção da saúde.

AdeS Original e Saborizados (Shake de Morango, Vitamina de Banana, Frapê de Coco e Chocolate Clássico) são uma alternativa ao leite de vaca e contêm cálcio no mesmo teor do leite (240mg de cálcio/200ml).

Bebidas à base de soja: nutrição pós-treino

A nutrição no pós-treino é muito importante para a recuperação muscular. O período entre 30 e 60 minutos após o término do exercício é o momento ideal quando se trata da reposição de nutrientes. Indivíduos fisicamente ativos e atletas devem consumir alimentos que forneçam um mix de carboidratos e proteínas para melhorar a recuperação. Bebidas à base de soja, como o AdeS Original, são fonte de proteínas. Quando batido com frutas, é possível ter uma combinação de nutrientes, sendo, assim, uma boa opção alimentar.

A bebida de soja feita com o extrato de soja tem qualidade diferente daquelas preparadas com proteína isolada da soja?

O extrato de soja é o produto obtido a partir da moagem dos grãos de soja com água. Dessa forma, o extrato de soja preserva, além da proteína, parte dos carboidratos, gorduras boas, vitaminas e minerais presentes na soja.

Já a proteína isolada da soja é um produto extraído da farinha de soja desengordurada e possui no mínimo 90% de proteína. Dessa maneira, o isolado proteico de soja contém somente proteína. Os demais nutrientes (preservados no extrato de soja) são eliminados na composição do produto final.

Apesar de conter maior quantidade de proteína do que o extrato, por ser concentrado, o isolado proteico de soja geralmente é diluído para o consumo. Sendo assim, o produto final oferece uma quantidade de proteínas similar à do extrato por porção. Por isso, é muito importante observar a embalagem e a tabela nutricional dos alimentos no momento da compra. Os produtos da linha AdeS Original fornecem 25g de proteína de soja por litro, ou seja, 5g para cada copo de 200ml.

Soja é um alimento de gosto ruim?

Preparações com o grão ou com a proteína da soja podem ficar muito saborosas. AdeS é um bom exemplo de alimento de soja saboroso. Em suas duas linhas - Original e Frutas - AdeS possui vários sabores para agradar ao paladar de toda a família.

As isoflavonas presentes na soja são iguais ao estrogênio?

Estudos clínicos mostram que as isoflavonas são, de fato, diferentes do estrogênio. Por exemplo, o estrogênio estimula o tecido das mamas e o tecido vaginal e reduz a perda óssea em mulheres na pós-menopausa. As isoflavonas, por sua vez, não surtem nenhum desses efeitos. Estudos sugerem ainda que o consumo de isoflavonas na infância reduz o risco de câncer de mama em uma fase mais tardia da vida. Por outro lado, tanto as isoflavonas quanto o estrogênio aliviam as ondas de calor, e há algumas evidências que sugerem que ambos melhoram a saúde da pele.

O consumo de soja pode levar ao câncer de mama?

Não. Ao contrário, inclusive. Existem estimativas que relacionam o baixo índice de câncer de mama com o alto consumo de alimentos de soja em alguns países. O Japão é um bom exemplo. Muitas evidências indicam, ainda, que consumir soja desde a infância ajuda a obter proteção contra esse tipo de câncer.

Além disso, tanto o American Institute for Cancer Research quanto a American Cancer Society concluíram que os alimentos de soja, além de seguros, são ótima fonte de nutrientes para pacientes com câncer de mama.

A soja contém hormônios femininos que podem ser prejudiciais aos homens?

De maneira nenhuma. O que acontece é que a soja contém as isoflavonas, que têm a estrutura química semelhante à do hormônio estrógeno, mas as duas substâncias têm efeitos e funções completamente diferentes. Por isso, pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com