TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculo Estriado Esqueletico

Artigo: Musculo Estriado Esqueletico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

Músculo esquelético estriado

O músculo esquelético constitui cerca de 40% do corpo. Todo movimento corporal é o resultado da contração do músculo esquelético. O músculo esquelético consiste numa “intumescência”, uma porção carnuda central, contrátil, e de dois tendões (um em cada extremidade do músculo). Se origina em um osso e se insere em outro se estendendo pelas articulações. inserção Quando um músculo se contrai, encurta se a distancia entre os tendões de origem e de inserção ,os ossos se movimentam se em relação a um e outro, dobrando se a articulação. A maioria das articulações tem um ou mais músculos em ambos os lados, promovendo assim a flexão ou extensão.

As fibras musculares se estendem entre os tendões de origem e de inserção, seu diâmetro varia entre 10 e 80 µm e possuem inúmeras mitocôndrias e organelas intracelulares. A membrana limitante externa chamada de sarcolema, consiste numa membrana celular verdadeira, a membrana plasmática e numa camada externa de polissacarídeos, e liga aos tendões nas extremidades das células.Cada fibra muscular é formada por uma serie repetida de sarcomeros, que é a unidade básica da fibra muscular. E cada fibra muscular também conte milhares de miofibrilas dispostas em seu comprimento.

O sarcomero tem nas duas extremidades um disco, chamado de disco Z. O sarcomero contem quatro tipos de grandes moléculas protéicas polimerizadas, responsáveis pela contração muscular. Números filamentos protéicos finos, chamados de actina, estão ligados aos discos Z e estendem se em direção ao centro do sarcomero. Cada filamento de actina consiste em dois cordões da proteína actina e em dois cordões da proteína tropomiosina ligados em uma dupla hélice. Também localizadas intermitentemente ao longo das moléculas de tropomiosina, estão as moléculas da proteína globular chamadas de troponina, as quais têm afinidade pelos íons Ca++. Entre os filamentos da actina estão suspensos protéicos mais grossos, a miosina. A miosina também consiste em hélices de proteína e contem pontes cruzadas dispostas intermitentemente, as quais interagem com actina para encurtar o sarcomero.

As miofibrilas dispõem se as varias estruturas alongadas do reticulo endoplasmático, que são chamadas de reticulo sarcoplasmático nas células musculares. No músculo relaxado, ele seqüestra os íons Ca++.

Os túbulos transversos estão localizados entre o reticulo sarcoplasmático, mas perpendicularmente ao eixo longitudinal das fibras musculares. Estes túbulos atravessam todo o diâmetro da célula muscular, de um lado do sarcolema para outro e são preenchidos pelo fluido extracelular. São importantes porque permitem a propagação do potencial de ação da célula muscular para o interior da célula.

As células musculares esqueléticas têm um potencial de repouso da membrana que pode ser excitado pela transmissão sináptica ao nível da junção neuromuscular. E ao nível da junção neuromuscular que são gerados os potenciais de ação. Uma vez deflagrado o potencial de ação na sinapse próxima ao centro da fibra muscular, ele propaga se para ambas as direções ao longo do comprimento das fibras, por meio de mecanismo semelhantes aos da propagação do potencial de ação nas fibras nervosas amielinicas. Os potenciais de ação também são transmitidos para o interior da célula, por meio dos túbulos transversos.

O sarcomero passa de seu estado relaxado para o estado contraído, mais curto quando os íons de Ca++ passam a estar disponíveis para o sarcomero. Na presença de ions Ca++ e de suprimento suficiente de ATP, as moléculas de actina e miosina se deslizam entre si, encurtando assim o sarcomero. Sabendo que cada miofibrila é formada por uma serie de sarcomeros repetidos e interligados, o resultado final é o encurtamento físico da distancia entre as duas extremidades do músculo. A molécula de actina interage quimicamente com a cabeça da molécula de miosina. Quando não há presença de Íons de Ca++, os locais onde interagiam quimicamente com a cabeça de miosina, agora serão inibidos ou encobertos pelas moléculas de tropomiosina na dupla hélice. Já na presença de Ca++++, que se liga a troponina, a molécula de tropomiosina, de alguma forma, se altera de modo que estes locais ativos na actina são liberados para reagir com as moléculas de miosina. Essas reações causam o deslizamento da actina e da miosina, assim encurtando o sarcomero. Quando não há presença de Ca++++, este deslizamento em conjunto não ocorre, e assim acontece o relaxamento.

Por meio de transporte ativo, os Íons de Ca++ em repouso são bombeados do fluido sarcoplasmático para o interior do reticulo sarcoplasmático. Isso faz com que no sarcomero, a concentração de Ca++ fique em níveis baixos para permitir a contração. Porem, quando o potencial de ação se propaga pela superfície celular e para o interior da fibra muscular, pelos túbulos transversos, ele chega nas proximidades do reticulo sarcoplasmático. Quando o potencial de ação chega ao reticulo sarcoplasmático, causa a liberação de Íons de Ca++, os quais se difundem a favor de seu gradiente de concentração do reticulo sarcoplasmático que banha o sarcomero. Esses Íons desencadeiam a contração. Depois que o potencial de ação já passou, o Ca++ é bombeado novamente para o interior do reticulo sarcoplasmático, e assim ocorrendo o relaxamento. Esse ciclo é conhecido como acoplamento excitação-contração.

Apenas um neurônio inerva cada fibra muscular, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com