TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mycoplasma Sp

Monografias: Mycoplasma Sp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 10

O Mycoplasma sp é uma bactéria pequena de 0,3 a 0,8 µm, não possui parede celular, gram-negativa, caracteriza-se por ser parasita epieritrócitário e A, a ausência da estrutura da parede celular faz com que esses organismos insensível aos agentes anti-microbianos beta-lactâmicos, as impede de coloração por coloração de Gram, e é em grande parte responsável pelo seu polimorfismo., podendo variar de esférico a bacilar e de filamentoso a helicoidal, sendo que suas colônias apresentam aspecto de “ovo frito” .

É incapaz de produzir energia e de fazer a síntese de alguns componentes celulares, dependendo assim de uma célula hospedeira. São microrganismos recobertos por uma membrana simples e o citoplasma é composto por grânulos e ainda podem ser visualizados organelas e vacúolos. Por microscopia eletrônica já se pode observar que este microrganismo parece ficar parcialmente inserido na superfície eritrocitária, aderindo-se a membrana da hemácia em pontos intermitentes de contato. São exigentes nutricionalmente, é cultivado em meio de extrato de músculo cardíaco e peptona a temperatura ótima de 37°C, pH

em torno de 7,5 atmosfera de 5 a 10% de CO2 e leve agitação . Possui membrana trilaminar simples composta de proteínas, glicoproteínas, glicolipídeos, fosfolipídeos e colesterol, este último responsável pela rigidez e estabilidade osmótica da membrana, resistentes a antibióticos que interferem na síntese da parede celular como o grupo das penicilinas.

Possuem alta especificidade pelo hospedeiro mas pode se adaptar. Há micoplasmas de várias espécies, que nem sempre são diferenciadas.

Mycoplasmahaemofelis, M. pneumoniae, M. hyopneumoniae

Outras espécies: M. agalactiae de bovinos, ovinos e caprinos;

Pertence à classe Mollicutes e Mycoplasmataceae família. Os micoplasmas são distintos de bactérias, a falta de estrutura de parede celular. Maniloff propuseram que o pequeno tamanho do genoma é devido a redução gradual no tamanho do genoma a partir de um antepassado comum por gram positiva o processo de evolução degenerativa. Então, filogeneticamente, micoplasmas são mais estreitamente relacionados com as bactérias Gram-positivas. O tamanho extremamente pequeno (150-200 nm) e a sua capacidade metabólica limitada e biossintéticas são responsáveis por muitas das características biológicas dos organismos. Ele explica a existência parasitária e saprofítica dos organismos e seus requisitos exigentes de crescimento que podem complicar a sua detecção pela cultura. Mycoplasma reproduz por divisão binária. As colorações usadas para identificação é a de de Giemsa.

É um patógeno extra-celular, a sobrevivência depende da adesão ao epitélio respiratório, e esta fixação de membranas ciliares é primariamente por adesão interactivo, e proteínas acessórias. A maior adesão é P1 adesina. Cytoadhesion protege micoplasmas de transporte mucociliar. O peróxido de hidrogénio é produzido localmente, o que tem um efeito citopático no epitélio das vias aéreas e cílios e é responsável pela tosse persistente. Mycoplasma também está sendo incriminados no desenvolvimento de auto-imunidade, que pode explicar o envolvimento pulmonar extra. Produção de matrizes múltiplas de citocinas e outras substâncias reactivas na patogénese, de doença pulmonar M. pneumoniae tem sido um assunto de interesse considerável durante vários anos passados.

A evidência atual a partir de estudos em humanos e animais sugerem que a produção de citocinas e ativação de linfócitos pode ou minimizar a doença através do reforço dos mecanismos de defesa do hospedeiro ou agravar a doença através do desenvolvimento de lesão imunológica. A resposta imune mediada por células e citocinas estímulo mais vigoroso, mais grave é a doença clínica e lesão pulmonar. Este conceito de doença pulmonar imunomediada fornece uma base para a consideração da terapêutica imuno-moduladores, além de tratamentos antimicrobianos convencionais. Imunidade a mycoplasma é transitória e as recidivas são frequentes.

A micoplasmose felina, também conhecida como micoplasmose hemotrópica felina (MHF) ou anemia infecciosa felina é uma doença que se caracteriza muitas vezes por ser subclínica, porém pode ter uma manifestação aguda resultando em uma anemia hemolítica grave. A afecção é transmitida por ectoparasitas, e o tratamento é baseado em suporte e antibioticoterapia, muitas vezes a doença não é diagnosticada devido à dificuldade em se realizar um diagnóstico definitivo e muitos casos de micoplasmose passam facilmente despercebidos pelo médico veterinário. Mycoplasmahaemofelis No organismo, o parasita se adere, porém não penetra na superfície da hemácia. A fixação do Mycoplasmasp nos eritrócitos resulta em danos na membrana eritrocitária, diminuindo sua meia vida e causando hemólise.. O diagnóstico baseia-se na identificação do parasito em esfregaço sanguíneo e/ou na técnica molecular da reação em cadeia pela polimerase (PCR). Para o tratamento utiliza-se antibióticos, corticóides e fluidoterapia.

Peripneumonia Bovina: M. mycoides, menos exigente nutricionalmente, o contágio é pelas vias respiratórias por gotículas, geram alterações nos pequenos bronquíolos, e partir deles penetrando tecido interticial acompanhado pela inflamação do parênquima pulmonar. Até um mês depois se manifesta por aumento de temperatura e tosse cada vez mais frequente, fluxo nasal, edemas e aumento da frequência respiratória e respiratória.

Corte de pulmão evidenciando a heterogeneidade lesional muito marcada, que confere ao pulmão um aspecto claramente marmoreado. Observar ainda o edema muito acentuado dos tabiques interlobulares. À direita, observar a distensão dos tabiques interlobulares, nos quais é possível identificar vasos linfáticos trombosados (seta) e focos de organização perivascular (círculos)

O diagnóstico é anatopatológico e identificação do agente a partir de tecido pulmonar. Deve-se preocupar com a importação pois os portadores são eleminadores permanentes do agente.

Na pneumonia por micoplasma (Mycoplasma pneumoniae - MP) em humanos, nas pneumonias virais que aparecem juntamente com o sarampo, a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a influenza, os pacientes apresentam leucopenia com linfopenia. A infiltração de células imunitárias, especialmente numerosas células T, é significativa em lesões pulmonares iniciais, e os mediadores, como as citocinas pró-inflamatórias dessas células, podem estar associados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com