TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Músculos do corpo humano

Tese: Músculos do corpo humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho, tem como objetivo principal aprender um pouco mais acerca dos musculos do corpo humano.

O sistema muscular é de extrema importância para o funcionamento do corpo humano. Usamos os músculos do corpo constantemente de forma voluntária (ao levantar um objeto, por exemplo) e involuntária (batimentos do coração e movimentos peristálticos).

Os músculos são órgãos ativos do movimento, formados por células especializadas em contração, movendo os segmentos do corpo por encurtamento e/ou alongamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas (contração / relaxamento).

Junto com o sistema muscular estriado, compõe o aparelho locomotor, pois fornece o apoio necessário aos músculos para a movimentação do corpo. A locomoção acontece quando o sistema muscular, ligado aos ossos diretamente ou por meio de tendões, aciona os ossos e as articulações. O sistema esquelético também serve para a proteção de diversos órgãos vitais, como o cérebro - alojado na caixa craniana -, o coração e os pulmões - guardados pela caixa torácica.

Além dessas funções de natureza física e mecânica, vários ossos desempenham papel na formação do sangue, alojando a medula vermelha, que produz os glóbulos vermelhos (hemácias) e brancos (leucócitos).

Os músculos podem ser divididos, devido à sua localização, em “músculos superficiais” e “músculos profundos”. Os superficiais, rudimentares e escassos, estão logo abaixo da pele, e são inseridos por uma ou duas extremidades na camada profunda da pele, encontrados em sua maioria na cabeça, face, pescoço e mãos. Já os músculos profundos possuem inserção em pontos do corpo como os olhos, laringe e língua, por exemplo.

OS MÚSCULOS DO CORPO HUMANO

O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos. Usamos aproximadamente 200 músculos para andar. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracteriza pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras.

A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.

Cada parte do corpo humano possui uma funcionalidade específica para o perfeito desempenho do conjunto. Presentes no corpo inteiro, os músculos, além de contribuírem para a forma externa, representam a parte ativa do aparelho locomotor, fazendo a ligação do sistema nervoso com os ossos. São responsáveis pelos movimentos e, simultaneamente, pela estabilidade do esqueleto, mesmo quando o indivíduo está em repouso, bem como outras partes do corpo como os olhos, a língua, a laringe etc. Em outras palavras, do piscar de olhos à corrida, o indivíduo depende do funcionamento muscular.

Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos”. São classificados em “voluntários” e “involuntários”, sendo que os primeiros, como o próprio nome já diz, se contraem de acordo com a vontade do indivíduo, são os músculos do esqueleto. Possuem uma contração rápida e brusca, sendo, com exceção do esfíncter anal, formados por fibras musculares dotadas de estrias, o que lhes concedem o nome de “músculos estriados”.

Os músculos involuntários são comandados pelo sistema nervoso vegetativo e não sofrem qualquer controle por parte do indivíduo. Formam as paredes das víceras, aparelho respiratório e aparelho circulatório, com relaxamento e contração lentos. Exceto o coração, que possui músculo estriado, os músculos involuntários são formados por células musculares sem estrias, daí o fato de serem chamados por “músculos lisos”.A maioria dos músculos é dotada de tendões, que os permitem a inserção sobre ossos, o que irá classificá-los, de acordo com a quantidade de extremidades usadas, em bíceps (duas extremidades), tríceps (três extremidades) ou quadríceps (quatro extremidades).

Fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemamuscular.php

O Sistema Muscular humano possui, em média, 650 músculos esqueléticos. Citamos abaixo os músculos mais importantes do corpo humano.

MÚSCULOS DA CABEÇA

- Músculo occipitofrontal (crânio)

- Músculo temporoparietal (crânio)

- Músculo orbicular do olho (olho)

- Prócero (nariz)

- Nasal (nariz)

- Músculo bucinador (boca)

- Músculo orbicular da boca (boca)

- Músculo masseter (mandíbulas)

- Músculo temporal (mandíbulas)

- Músculo estapédio (ouvido)

- Músculo tensor do tímpano (ouvido)

- Músculo genioglosso (língua)

MÚSCULOS DO PESCOÇO

- Platisma (cervical)

- Esternocleidomastóideo (cervical)

- Músculo longo do colo (vertebral anterior)

- Músculo escaleno anterior (vertebral lateral)

- Músculo constritor inferior da faringe (faringe)

- Cricotireóideo (laringe)

MÚSCULOS DO TRONCO

- Esplênios (dorso)

- Eretor da espinha (dorso)

- Intercostais (tórax)

- Transverso do abdômem

- Levantador do ânus

- Esfíncteres do ânus

MÚSCULOS DO MEMBRO SUPERIOR

- Trapézio (coluna vertebral)

- Peitoral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com