TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Músculos do corpo humano

Artigo: Músculos do corpo humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

Músculos do Corpo Humano

Cada parte do corpo humano possui uma funcionalidade específica para o perfeito desempenho do conjunto. Presentes no corpo inteiro, os músculos, além de contribuírem para a forma externa, representam a parte ativa do aparelho locomotor, fazendo a ligação do sistema nervoso com os ossos. São responsáveis pelos movimentos e, simultaneamente, pela estabilidade do esqueleto, mesmo quando o indivíduo está em repouso, bem como outras partes do corpo como os olhos, a língua, a laringe etc. Em outras palavras, do piscar de olhos à corrida, o indivíduo depende do funcionamento muscular.

Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos”. São classificados em “voluntários” e “involuntários”, sendo que os primeiros, como o próprio nome já diz, se contraem de acordo com a vontade do indivíduo, são os músculos do esqueleto. Possuem uma contração rápida e brusca, sendo, com exceção do esfíncter anal, formados por fibras musculares dotadas de estrias, o que lhes concedem o nome de “músculos estriados”.

Os músculos involuntários são comandados pelo sistema nervoso vegetativo e não sofrem qualquer controle por parte do indivíduo. Formam as paredes das víceras, aparelho respiratório e aparelho circulatório, com relaxamento e contração lentos. Exceto o coração, que possui músculo estriado, os músculos involuntários são formados por células musculares sem estrias, daí o fato de serem chamados por “músculos lisos”.

A maioria dos músculos é dotada de tendões, que os permitem a inserção sobre ossos, o que irá classificá-los, de acordo com a quantidade de extremidades usadas, em bíceps (duas extremidades), tríceps (três extremidades) ouquadríceps (quatro extremidades).

Músculos do Corpo Humano

Os músculos podem ser divididos, devido à sua localização, em “músculos superficiais” e “músculos profundos”. Os superficiais, rudimentares e escassos, estão logo abaixo da pele, e são inseridos por uma ou duas extremidades na camada profunda da pele, encontrados em sua maioria na cabeça, face, pescoço e mãos. Já os músculos profundos possuem inserção em pontos do corpo como os olhos, laringe e língua, por exemplo.

De acordo com sua localização os músculos podem ser agrupados em:

• Músculos da cabeça e do pescoço;

• Músculos do tórax e do abdome;

• Músculos dos membros superiores;

• Músculos dos membros inferiores.

Alguns dos principais músculos do corpo são o Trapézio, Grande Dorsal, Glúteo Máximo, Ísquiotibiais, Tríceps Sural, Deltóide, Tríceps Braquial, Peitoral, Bíceps, Braquioradial, Reto Abdominal, Oblíquo Externo e Oblíquo Interno, Sartório, Íliopsoas, Adutores, Reto Femoral,Vasto Lateral,Vasto Medial e Intermédio, e Tibial Anterior.

Ossos do corpo humano – Nomes e funções

Imagem: Reprodução

O esqueleto é algo muito importante para o corpo humano. É graças a ele e suas articulações que conseguimos andar, por exemplo, ou mexer os dedos das mãos. Os músculos que são responsáveis por produzir nossos movimentos só conseguem funcionar bem porque estão presos nos ossos. Outra função muito importante do esqueleto é proteger os órgãos vitais do nosso corpo, isso é, aqueles que são extremamente necessários para que permaneçamos vivos. Como exemplo tem o crânio que protege nosso cérebro, e a caixa torácica, formada pelas costelas, que protege o coração e os pulmões.

Nosso corpo é formado por aproximadamente 206 ossos. Eles variam bastante em tamanho e formato, e cada um apresenta um nome diferente. Encontramos ossos miúdos como o estribo, um pequeno osso do ouvido que chega a medir 0,25 centímetros, e o fêmur, maior osso do corpo humano, que se localiza na parte superior da nossa perna e pode ter em média 50 centímetros. É importante lembrar que o esqueleto humano não é formado apenas pelos ossos, mas também pelas cartilagens, pelos ligamentos e pelos tendões.

Para facilitar os estudos de anatomia vamos dividir os ossos por partes do corpo. Você vai notar que alguns aparecem com números ao lado dos nomes, nestes casos é porque existe mais de um deste osso no nosso corpo.

Ossos do corpo humano

Cabeça

Imagem: Reprodução

 Frontal

 Parietal (2)

 Temporal (2)

 Occipital

 Esfenoide

 Etmoide

 Zigomático (2)

 Maxilar (2)

 Nasal (2)

 Mandíbula

 Palatino (2)

 Lacrimal (2)

 Vômer

 Concha nasal inferior (2)

Ouvido

Imagem: Reprodução

 Martelo (2)

 Bigorna (2)

 Estribo (2)

Pescoço

Imagem: Reprodução

 Hióide

Cintura escapular (ombro)

Foto: Reprodução

 Clavícula (2)

 Escápula (2)

Tórax

Imagem: Reprodução

 Esterno

 Costelas (24)

Coluna vertebral

Imagem: Reprodução

 Vértebras cervicais (7)

 Vértebras lombares (5)

 Vértebras torácicas (12)

 Vértebras sacrais (5)

 Vértebras coccígeas (4)

Braço

Imagem: Reprodução

 Úmero (2)

 Ulna (2)

 Rádio (2)

Mão (punho e palma)

Imagem: Reprodução

 Escafoide (2)

 Semilunar (2)

 Piramidal (2)

 Pisiforme (2)

 Trapézio (2)

 Trapezóide (2)

 Capitado (2)

 Hamato (2)

 Metacarpicos (10)

Dedos

 Falange proximal (10)

 Falange média (8)

 Falange distal (10)

Cintura pélvica

Imagem: Reprodução

 Osso do quadril ou bacia (formado pela fusão dos ossos Ílio, ísquio e púbis)

 Sacro e cóccix (já mostramos na coluna vertebral)

Perna

Imagem: Reprodução

 Fêmur (2)

 Patela ou rótula (2)

 Tíbia (2)

 Fíbula ou perônio (2)

Imagem: Reprodução

 Calcâneo (2)

 Tálus (2)

 Navicular (2)

 Cuneiforme medial (2)

 Cuneiforme lateral (2)

 Cuboide (2)

 Metatarsais (10)

 Falanges proximais (10)

 Falanges mediais (8)

 Falanges distais (10)

Articulações

O corpo humano é capaz de realizar diversos movimentos, graças à articulação encontrada em nosso esqueleto. O responsável por dar esta mobilidade entre ossos e estabilizar as zonas de união entre os vários segmentos do esqueleto é o Sistema Articular.

O Sistema Articular é formado por um conjunto de articulações, ponto de contato entre dois ou mais ossos. Existem três tipos de articulações: sinartrose (inflexíveis), anfiartrose e diartrose (permitem movimentos).

Articulações do joelho

Essa mobilidade, porém causa um atrito, amenizado pelo Sistema Articular com a existência das bolsas sinoviais, que agem como amortecedores entre os ossos e os tecidos à sua volta (outros ossos, tendões, etc) .

De acordo com o grau de mobilidade ofertada, as articulações diartroses podem ser classificadas em sinoviais, fibrosas ou cartilaginosas.

• Sinoviais – possuem um espaço entre os ossos e são separadas de acordo com os eixos de movimentos:

o Uniaxial (1 eixo, 2 movimentos):

 Gínglimo ou articulação em dobradiça (permite extensão e flexão): falanges, cotovelo.

 Gínglimo ou dobradiça atípica: joelho (pequena rotação)

 Trocóide ou pivô (permite movimento de rotação, onde um osso desliza sobre outro fixo):articulações rádio-ulnar e atlanto-axial.

 Plana ou artródia (deslizamento para frente e para trás): articulações dos ossos carpais e tarsais, articulação da mandíbula.

o Biaxial (2 eixos, 4 movimentos):

 Condilar ou elipsóide (extremidade côncava em contato com outra convexa, limitando o movimento): articulações atlanto-occiptal e entre o punho e o carpo.

 Selar (relacionamento de extremidades de igual curvatura, permitindo a circundação): articulação carpo-metacarpal do polegar.

o Triaxial, esferóide ou enartrose (3 eixos, 6 movimentos): articulação do quadril.

o Poliaxial (triaxial com maior mobilidade): articulação do ombro.

• Fibrosas ou sinfibrosas – articulação fibrosa é aquela que apresenta tecido fibroso interposto entre os ossos, podendo ser:

o Suturas

o Dentadas

o Escamosas

o Planas

o Gonfoses – articulações fibrosas que ocorrem entre cavidades e saliências (ex. dentes e maxila, dentes e mandíbula)

o Sindesmoses – articulações fibrosas ligadas por fibras colágenas ou lâminas de tecido fibroso – membrana interóssea (ex.rádio e ulna; tíbia e fíbula)

• Cartilaginosas – são as articulações que apresentam cartilagem entre os ossos, podendo ser:

o Sincondroses – ossos que aderem por cartilagem hialina que mais tarde ossifica; Seqüência: osso-cartilagem-osso (ex. sacro e cóccix)

o Sínfises ou anfiartroses – existe uma fibrocartilagem espessa interposta; Seqüência: osso-cartilagem-disco-cartilagem-osso (ex. articulações entre corpos vertebrais)

A principal característica das sinartroses é a sua quase que total imobilidade, já que são articulações formadas pela sólida união de dois ou mais segmentos ósseos, formando uma camada protetora dos tecidos que revestem o exterior do esqueleto, como os ossos do crânio e da face, por exemplo. São classificadas em concordantes e discordantes:

• Concordantes – adaptam-se uma à outra

o Planas ou artrodias – superfícies planas (ex. corpo da vértebra, cabeça da costela e vértebras vizinhas)

o Enartroses ou esféróides – superfícies esféricas (ex. úmero com escápula, fêmur com osso coxal)

o Trocartroses ou trocóides – superfícies cilíndricas (ex. cabeça do rádio e ulna)

o Trocleartroses ou ginglimos – forma de roldana (ex. úmero e ulna)

o Condilartroses – forma de côndilo (ex. úmero e rádio)

o Efipiartroses ou sela – forma de sela de montar (ex. clavícula, esterno e primeira cartilagem costal)

• Discordantes – apresentam algo na articulação para que os ossos concordem

o Meniscartroses – apresentam uma fibrocartilagem que aumenta a superfície articular e a torna mais côncava (ex. joelho)

o Heteroartroses – (ex. entre atlas e áxis)

...

Baixar como  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »