TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NR 32

Exames: NR 32. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 5

Biossegurança

Trabalho Modulo I – Tema - NR 32

1. NR-32 o que é? A quem ela atinge? Do que ela trata?

Norma regulamentadora de segurança do trabalho em estabelecimentos de assistência de saúde. A NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção á segurança e a saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência á saúde geral.

2. Quais outras situações de interesse que a NR 32 trata além dos Serviços de Saúde?

Além dos serviços de saúde, qualquer edificação destinada a prestação de assistência á saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino a saúde.

3. O que a NR-32 determina em relação aos riscos biológico?

A probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos (microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons). Treinamentos, FISPC, EPI, PPRA.

4. Como ela trata a questão do risco biológico?

Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual. Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho. Nos postos de trabalho o empregador deve vedar a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; o consumo de alimentos, bebidas e a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim; o uso de calçados abertos.

Todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem

utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto e a mesma de ser fornecida sem custo algum ao empregados.

Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas, devem providenciar locais apropriados para fornecimento e deposição de vestimentas limpas e usadas, a A higienização das vestimentas utilizadas deve ser de responsabilidade do empregador

Os EPIs deverão estar à disposição em número suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição.

5. Como ela trata a questão do risco químico?

Trata sobre a exposição aos agentes químicos no local de trabalho. Classifica por classe e grau, alta, media e pequena a lei determina a identificação de cada produto através da FISPQ.

6. A NR32 prevê decisões para a questão de resíduos? O que deve ser observado pelo profissional nesta questão?

Segregação, acondicionamento e transporte dos resíduos;

Definições, classificação e potencial de risco dos resíduos;

Sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento;

Formas de reduzir a geração de resíduos;

Reconhecimento dos símbolos de identificação das classes de resíduos;

Orientações quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde. Todo recipiente contendo produto químico

manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de ênfase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento. É vedado o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos.

7. A NR -32 prevê disposição para o trabalhador quanto ao risco quimioterápico?

Os quimioterápicos antineoplásicos somente devem ser preparados em área

exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. A área deve dispor no mínimo de vestiário de barreira com dupla câmara; sala de preparo dos quimioterápicos; local destinado para as atividades administrativas; local de armazenamento exclusivo para estocagem. O uso de EPI, EPC, proibir de comer, fumar, beber, afastar gestantes. O vestiário deve dispor de pia e material para lavar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com