TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nanotecnologia

Tese: Nanotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  Tese  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Iremos estudar uma tecnologia que já faz parte da vida das pessoas há muito tempo, mas a maioria da população ainda não a conhece: a nanotecnologia. Ela está presente em muitos componentes eletrônicos, desde computadores até aparelhos da medicina e outros tantos itens que possuem alta tecnologia.

Essa nova tecnologia vem evoluindo muito rápido e promete em poucos anos revolucionar muito várias áreas do conhecimento, principalmente a medicina.

O NANÔMETRO

Na verdade, um nanômetro é uma medida como outra qualquer, assim como o centímetro, o metro e o quilômetro. O prefixo "nano" vem do grego e significa "anão". Um nanômetro (nm) equivale à bilionésima parte de um metro (10-9m).

Para entender melhor o que isto significa, considere uma praia de 1000 km de extensão e um grão de areia de 1 mm, este grão está para esta praia assim como um nanômetro está para o metro.

Através destas comparações, nota-se o porquê de alta complexidade ao se trabalhar na escala de nanômetros. Essa tecnologia só existe em laboratórios e indústrias com equipamentos de alta precisão, afinal são necessárias máquinas muito precisas para trabalhar com componentes tão pequenos, os quais são invisíveis aos nossos olhos.

HISTÓRIA

Richard P. Feynman foi o precursor do conceito da Nanotecnologia, embora não tenha utilizado este termo em sua palestra para a Sociedade Americana de Física, em 29 de dezembro de 1959, onde apresentou pela primeira vez suas idéias acerca do assunto.

A pergunta de Richard Feynman foi, “o que aconteceria se pudéssemos mover os átomos?”, durante essa palestra ele apresentou o seu projeto para uma nova pesquisa. O estudo era baseado na possibilidade de organizar os átomos consoante o que desejássemos.

Esta ideia mostrou-se muito avançada para época, mas após trinta anos tomou forma na ciência do muito pequeno, a Nanotecnologia, termo que foi utilizado pela primeira vez pelo professor Norio Taniguchi em 1974 para descrever as tecnologias que permitam a construção de materiais a uma escala de 1 nanômetro, que resultou em componentes tão pequenos, que o homem nem pode ver.

O QUE É NANOTECNOLOGIA

A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.

ONDE É OU SERÁ APLICADA A NANOTECNOLOGIA

A nanotecnologia é aplicada em mais de 800 produtos atualmente o mercado total de produtos que incorporam nanotecnologias (incluindo semicondutores e eletrônicos) atingiu U$ 135 bilhões em 2007, devendo alcançar US$ 693 bilhões até o final de 2012 e cerca de US$ 2,95 trilhões em 2015, esses produtos têm como vantagem de consumir menos energia e serem mais baratos.

Segue as principais áreas onde a nanotecnologia é aplicada:

Informática- Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes eletrônicos que mais se utilizam da nanotecnologia. No atual mercado encontram-se processadores de 45nm, os quais possuem uma tecnologia muito avançada para poder trabalhar em alta velocidade. Evidentemente, o processador não tem dimensões em nanômetros, mas as peças dentro dele são desta escala minúscula.

Além dos processadores, as placas de vídeo têm vários componentes nanoscópicos. Tanto NVIDIA como ATI possuem processadores gráficos (os famosos GPUs) elaborados com tecnologia nano. Vale frisar que cada novo modelo que sai, os GPUs ficam mais poderosos e ao mesmo tempo, tendem a utilizar uma tecnologia nano em menor escala. Algumas placas utilizam nanotecnologia de 90nm, já as placas mais modernas utilizam 55nm ou até menos;

Vídeo Games- os vídeos games possuem tantos componentes internos, e tudo cabe em um espaço tão pequeno, que provavelmente se não fosse utilizada a nanotecnologia em vários desses componentes, eles seriam caixas enormes e pesadas. Graças aos componentes nanotecnológicos, os vídeo games tornaram-se incríveis e são verdadeiras plataformas de entretenimento;

OLEDs- são dispositivos orgânicos emissores de luz, que podem ser produzidos em qualquer tamanho e aplicados em vários tipos de produtos. Na maioria das vezes a tecnologia é usada para fabricar dispositivos pequenos, como celulares, tocadores MP3;

Tecidos resistentes a manchas e que não amassam;

Raquetes e bolas de tênis;

Capeamento de vidros e aplicações antierosão a metais;

Filtros de proteção solar;

Material para proteção (“screening”) contra raio ultravioleta;

Tratamento tópico de herpes e fungos;

Nano-cola, capaz de unir qualquer material a outro;

Pó antibactéria;

Diversas aplicações na medicina como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos;

Produtos para limpar materiais tóxicos;

Produtos cosméticos;

Sistemas de filtração do ar e da água.

Microprocessadores e equipamentos eletrônicos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com