TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nanotecnologia

Tese: Nanotecnologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Dentro da área de cosmetologia encontram-se os fotoprotetores que consistem na utilização de ativos antissolares em fórmulas cosméticas que tem por objetivo proteger a pele contra os danos causados pela radiação solar. Os Fotoprotetores são extremamente eficazes na prevenção de doenças importantes, porém, estudos demonstram que os ativos antissolares estão relacionados à toxicidade e também a formação de radicais livres, o que gera um risco a saúde da população. (Jain & Jain, 2010)

A combinação de ativos inorgânicos e orgânicos em protetores solares é uma forma eficaz de reduzir a absorção de radiação solar UVA e UVB pela pele. A eficácia desses ativos é avaliada pelo cálculo de Fator de Proteção Solar (FPS) que leva em consideração o grau de proteção contra a formação de um eritema (vermelhidão) na pele. Porém, estudos demonstram a existência de efeitos colaterais de grande importância, principalmente no uso de filtros orgânicos, que tem seu mecanismo de ação baseado na absorção da luz ultravioleta e por isso podem ser prejudiciais pela capacidade de penetração de agentes potencialmente cancerígenos e pela produção de radicais livres.

Com a necessidade, cada vez mais urgente, de uma proteção segura e eficaz da nossa pele face à radiação UV, novas concepções para formular produtos antissolares têm sido investigadas, abrindo horizontes para um campo muito promissor, o campo da nanotecnologia. (T_SandraFerreira)

Nesse sentido, a nanotecnologia minimiza algumas dificuldades: a necessidade de reaplicação periódica dos FS, pois aumenta a retenção cutânea e diminui a degradação dos ativos frente à radiação solar e à enzimas cutâneas; a necessidade de altas concentrações para alcançar proteção adequada, pois melhora a disponibilidade dos ativos nas camadas mais superficiais o que melhora a eficácia; a necessidade de se utilizar a combinação de diversos ativos para abranger maior cobertura do espectro de radiação ultravioleta, uma vez que atua como filtro físico, refletindo a RUV, abrangendo amplo espectro ( Débora Freitas Nascimento)

Uma revolução vem acontecendo na ciência e tecnologia desde o entendimento que os materiais em escala nanométrica – nanoescala – podem apresentar novos comportamentos e/ou propriedades diferentes daquelas que geralmente apresentam em escala macroscópica. Ao ramo da ciência que estuda esses novos materiais/comportamentos foi atribuído o nome de nanociência, ou, mais comumente, nanotecnologia. (livro nanotecnologia)

A nanotecnologia está relacionada às estruturas, propriedades e processos envolvendo materiais com dimensões em escala nanométrica. Essas partículas são extensivamente investigadas por promoverem muitas vantagens em relação às formulações tradicionais. (NANOTECNOLOGIA APLICADA AOS COSMÉTICOS)

Um nanocosmético pode ser definido como sendo uma formulação cosmética que veicula ativos ou ingredientes nanoestruturados apresentando, portanto, um melhor desempenho em comparação aos produtos convencionais. As vantagens dos nanocosméticos estão relacionadas com a proteção dos ingredientes quanto à degradação química ou enzimática, no direcionamento a um sítio específico da pele, ao controle de sua liberação, principalmente no caso de ativos ou fármacos irritantes em altas doses, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com