TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nervo Trigemio

Artigo: Nervo Trigemio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

Trigêmeos

[pic]

O nervo trigemeo possui três ramos: Mandibular (misto-sensitivo e motor), maxilar (sensitivo) e Oftalmico (sensitivo).

Nervo oftalmico

O nervo oftalmico sai do gânglio de gasser (primeiro gânglio trigeminal), passa pela fissura orbitaria superior (origem craniana) e se divide em três: lacrimal, nasociliar e frontal.

-nervo frontal se divide em dois: supratroclear e supra-orbital.

-nervo nasociliar passa pelo glânglio auxiliar (segundo glânglio trigeminal) e dele origina-se dois ramos referentes: nervos ciliares longos e nervos ciliares curtos

Antes de passar pelo glânglio auxiliar, o nervo nasociliar se divide em dois:nervo etmoidal posterior e anterior, o anterior passa pela lamina crivosa da timóide e vai até o dorço do nariz, que passa a ser chamado de nasal externo do nervo etmoidal anterior.

-nervo lacrimal: anastomisa-se com o zigomático temporal (ramo do maxilar), que possui fibras parasimpaticas secretomotoras que vão até a glândula lacrimal.

Nervo maxilar

O nervo maxilar possui dois ramos, um deles (segundo ramo) passa pelo glânglio ptérico palatino (terceiro glânglio trigeminal) e dele origina-se vários outros ramos:

-ramo orbital

-ramo nasal posterior

-ramo nasopalatino

-ramo palatino maior e os palatinos menores

-ramo faringe

-ramozigomático, que se divide em dois, zigomático temporal e facial.

O nervo maxilar extende-se, e dele orgina-se um ramo chamado ramo alveolar superior posterior, logo após, o nervo passa pelo canal infra orbital (passa a ser chamado de nervo infra orbital) que origina dois ramos, ramo alveolar superior médio e anterior, destes saem ramos que são chamados de ramos dentais, que inervam a polpa do dente, e peridentais, que inervam o osso alveolar, periodonto e a papila inter dental. Unidos formam um plexo dental que tem a função de inervam todos os dentes da arcada superior.

Saindo do canal infra orbital, o nervo maxilar divide-se em ramos terminais que inervam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com