TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Na Enfermagem

Trabalho Universitário: Nutrição Na Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  7.200 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A avaliação do enfermeiro é de fundamental importância para a assistência, seja ela à criança ou adulto.

A enfermagem tem no cuidado uma atividade mútua onde a ajuda promove o crescimento e a autorrealização.

O que se observa muito é que a alimentação ainda não é valorizada dentro da assistência da forma como precisa ser. Precisamos atender as necessidades individualizadas, observando os aspectos patológicos. Precisam ser observados com mais ênfase os episódios de inapetência, as aceitações e as rejeições dos alimentos.

O contato direto e diário com o paciente é realizado pela enfermagem e cabe a nós observar esses problemas e desenvolver cuidados e encaminhá-los ao nutricionista.

Avaliação Nutricional

Para o enfermeiro a avaliação nutricional se constitui em uma anamnese alimentar, direcionada pelo exame físico onde os índices antropométricos e análises bioquímicas direcionam um possível diagnóstico. Essa avaliação é realizada com a finalidade de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil, e ainda assim estabelecer monitorização sobre as variáveis antropometrias. Ainda é de função do enfermeiro identificar os fatores de risco como: baixo peso ao nascer, desmame precoce, existência de doenças perinatais e histórico de desnutrição materna ( Monteiro, Caetano, Araújo, Junho 2010).

De acordo com MONTEIRO, CAETANO E ARAÚJO, 2010, o enfermeiro ainda deve atuar na prevenção e na detecção do tratamento da desnutrição. O enfermeiro para poder se fundamentar deve ter suas ações voltadas ao cuidado, avaliando a condição nutricional do paciente, considerando os conhecimentos a respeito dos fatores ambientais, as condições sócio econômicas, as culturas e o meio onde se vive.

Quando o enfermeiro faz o acompanhamento diário da saúde do paciente, ele consegue identificar respostas aos problemas de saúde reais ou com potenciais, caracterizando assim o diagnóstico de enfermagem baseado na situação clínica de saúde apresentada, propondo intervenções em atividades com cuidados específicos e diferenciados para cada paciente.

A enfermagem mantém um papel de fundamental importância que é a comunicação a equipe multiprofissional sobre os aspectos da ingesta, recusa, enjoos, náuseas, vômitos, jejum para exames ou outros. Também faz parte da avaliação nutricional a pesagem do paciente, a administração das dietas e a passagem das sondas.

Os distúrbios nutricionais são avaliados através do estado nutricional do paciente e possibilita uma intervenção mais adequada a auxiliar na recuperação e na manutenção da saúde do paciente. Existem vários métodos para avaliar como a antropometria, a composição corporal, os parâmetros bioquímicos e o consumo alimentar.

Se o enfermeiro realiza uma avaliação apropriada, consegue identificar as deficiências nutricionais e como se desenvolvem, possibilitando assim numa melhora do quadro nutricional desse indivíduo.

O enfermeiro desenvolve um plano de cuidados e isto inclui a avaliação nutricional, onde ele deve ser pesado e quaisquer problemas com sua alimentação serão identificados e estes problemas podem ser deste a falta de apetite, o vômito, a dificuldade na deglutição, algum tipo de alergia alimentar, intolerância ou até mesmo alterações na alimentação. E ainda pode ser um problema ligado a saúde.

Deficiências Nutricionais

As deficiências nutricionais expressam as carências dos nutrientes que são indispensáveis para a manutenção da saúde e que na sua ausência a um prejuízo ao bem estar das pessoas causando assim vários tipos de doenças com muito mais facilidade.

Vários fatores podem contribuir para as deficiências na alimentação como os hábitos e costumes alimentares, a boa conservação do alimento e a sua adequada higiene, a pobreza que é responsável por grande parte dessa parcela.

Existem alguns tipos de deficiências nutricionais e dentre elas falaremos brevemente de algumas.

Anemia Ferropriva e deficiência de ferro

Os principais fatores que desencadeiam a anemia são as deficiências de ferro, vitamina B12 e ácido fólico. A anemia ferropriva corresponde a 95% das anemias carenciais no mundo, e pode ser causada por baixas reservas ao nascimento, a absorção intestinal ou a perda excessiva de ferro.

Anemia por deficiência de vitamina B12

Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 pode ter várias causas e entre elas estão a anemia perniciosa;má absorção intestinal; tuberculose intestinal; deficiência de transcobalaminaI. Gravidez. A ingestão inadequada é a causa mais comum de deficiência vitamínica. A vitamina B12 é essencial para a produção do tecido nervoso e de células sanguíneas. Quando ocorre a deficiência de vitamina B12 ocorre a diminuição da síntese de DNA, com a diminuição da capacidade de divisão das células da medula óssea.

Anemia por deficiência de ácido fólico

Também conhecido como vitamina B9, tem importante papel na síntese do ácido ribonucleico (RNA) e de proteínas devido a sua transferência de unidade de carbono em reações enzimáticas. Como causa pode citar ingesta deficiente; alcoolismo na amamentação; perdas normais; hipertiroidismo; aço de medicamentos antagonista; distúrbio do metabolismo da vitamina.

Carência de vitamina A

A vitamina A é lipossolúvel, fotossensível e existe em basicamente em três formas no organismo: o retinol, retinaldeído e o acido retinóico. Indispensável para a visão como componente da rodopsina ou púrpura visual, pigmento fotossensível dos cones e dos bastonetes que são responsáveis excitação visual mediante a ação da luz. Também é mto importante no crescimento, na síntese do colesterol, na produção de esteroides adrenocorticóides e na absorção de ferro.

As causas de deficiência da vitamina pode ser descrita como dieta carente em vitamina A; doenças que possam interferir na absorção da vitamina

Carência de vitamina D

A vitamina D é obtida através da irradiação ultravioleta. É muito prejudicada quando não há absorção de gorduras corretamente. A vitamina D ajuda a manter a regulação do metabolismo do fósforo e do cálcio no organismo, mantendo o nível sérico correto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com