TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle do Sistema Pigmentar

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo: Compreender a melanogênese, distribuição dos melanócitos, organização da melanina, desordens na pigmentação, tipos de manchas e produtos despigmentantes.

Perguntas:

1- O que é Melanogênese? A melanogênese é o processo bioquímico de formação de melanina no interior dos melanócitos.

2- Descreva a organização do sistema da Melanina. A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.

3- A coloração de uma pele normal é resultado da indução de três tipos pigmentos. Quais são? 1pigmentos exógenos amarelos, que são os carotenóides e também o 2 tom vermelho dado pela hemoglobina oxigenada nos capilares e a coloração 3 azulada da hemoglobina reduzida nas vênulas da derme.

4-Faça um breve resumo das fases bioquímicas na síntese de melanina. Genéticos – pigmentação constitucional.

Hormonais – o hormônio melanotrófico produzido pela hipófise estimula a produção de melanina, enquanto a melantonina a inibe; a produção de melanina também é estimulada pela alta taxa de hormônio sexual feminino, principalmente a progesterona durante a gravidez, ou pelo uso de anticoncepcionais; e também se dá através da tirosina produzida pela tireóide.

Ambientais – a radiação ultravioleta A é mais importante para a pigmentação que a radiação ultravioleta B.

Químicos – substancias fotossensibilizantes como ácidos psoralênicos.

Alimentares – carência e hiperdosagem de várias vitaminas.

Agressões – agressões seguidas de processo inflamatório, como depilação, extração agressiva de comedóes e cicatrização pós-cirúrgicas, podem levar ao aumento na produção de melanina se a região for exposta ao sol. Nesses casos, o processo recebe o nome de melanogênese pós-inflamatória.

4- Conceitue as hiperpigmentações: sardas: são pequenas manchas de cor castanho-escuro que surgem na pele do rosto, braços e mãos., cloasma ou melasma: é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Lentigens: são proliferações de melanócitos induzidas pela luz solar., lentigo solar, lentigo senil: Lentigo solar(até há poucos anos atrás designado como lentigo senil)é aquela mancha castanha que surge com mais frequência na face e no dorso das mãos. e nevos: são pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e verrugas.

5- Cite e explique os procedimentos utilizados em consultório para tratamento das manchas.

- Spectra Laser Toning, esse quadro tende a mudar. Trata-se de um laser Nd: YAG que atinge diretamente a melanina, quebrando-a em pequenos pedaços e, dessa forma, clareando o rosto.

- ácido tranexâmico é um medicamento com ação antifibrinolítica, capaz de diminuir a ativação de uma proteína chamada plasmina. que é responsável por estimular a formulação de uma resposta inflamatória no tecido da pele contra a presença da melanina, resultando no desenvolvimento das manchas características do melasma. Ele pode ser utilizado através de consumo de cápsulas via oral, como cremes tópicos e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com