TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diabetes é uma síndrome com distúrbios do metabolismo e hiperglicemia

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

Diabetes

Classificaçao e patogênese

O diabetes é uma síndrome com distúrbios do metabolismo e hiperglicemia inapropriada decorrente de uma defeciência na secreção de insulina ou de uma combinação de resistência à insulina e secreção inadequada da insulina para compensar.

O diabetes tipo 1 é resultante da destruição das células B das ilhotas pancreáticas por um processo autoimuni, apresentando, os pacientes propensão a cetoacidose.

O diabetes tipo 2 é a forma mais prevalente, sendo decorrente da resistência à insulina associadas a algum defeito na secreção compensatória de insulina  

Cetoacidose diabética

É assim que os hormônios cortisol, adrenalina e glucagon entram em ação e promovem a formação de mais glicose pelo fígado através da utilização do tecido adiposo (gordura). Nesse processo de quebra da gordura são produzidos alguns compostos chamados corpos cetônicos que também fornecem energia, juntamente com os ácidos B- hidroxibutírico e o ácido acetoacético. Esses dois últimos acidificam o sangue e é isso que traz enorme risco a vida.

Nessa condição o paciente vai apresentar uma glicemia muito alta podendo alcançar até 600mg/dL. Os sintomas iniciais são poliúria (urinar demais), muita sede e fome. Posteriormente o paciente irá evoluir com desidratação, ritmo cardíaco acelerado (sensação de 'batedeira'), pressão baixa, náuseas, vômitos, dor na barriga, fraqueza, confusão mental e o famoso hálito cetônico que é justamente o cheiro de cetonas proveniente desses ácidos que estão aumentados no sangue.

Diabetes tipo 1

Esta forma de diabetes é imunomediada em mais de 95% dos casos(tipo1a) e idiopática em menos de 5% dos casos ( tipo 1b). Constitui um desturbio catabólico no qual a insulina circulante está quase ausente, o glucagon plasmático é elevado e as células B pancreáticas não repondem a todos os estímulos insulinogênicos. Desse modo, a insulina exógena é necessária para reverter o estado catabólico, evitar a cetose, reduzir a hiperglucagonemia e baixar a glicose sanguínea.

EXAMES  

Em algumas circunstâncias, a diferenciação entre o diabetes tipo 1 e o tipo 2 pode não ser simples. Em alguns casos de dúvida, podem ser solicitados níveis de anticorpos anti-GAD e avaliação da reserva de insulina pancreática por meio da medida de peptídeo-C plasmático. Anticorpos positivos e peptídeo C abaixo de 0,9 ng/ml sugerem o diagnóstico de diabetes tipo 1, enquanto que anticorpos negativos e peptídeo C elevado sugerem diabetes tipo 2

[pic 1]

TESTES

O diagnóstico de diabetes baseia-se na detecção da hiperglicemia. Existem quatro tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico do DM: glicemia casual, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG) e, em alguns casos, hemoglobina glicada (HbA1c).

a glicemia casual - o ponto de corte indicativo de diabetes é maior ou igual a 200 mg/dL na presença de sintomas de hiperglicemia (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013).

. Pessoas com glicemia de jejum alterada, entre 110 mg/dL e 125 mg/dL, por apresentarem alta probabilidade de ter diabetes, podem requerer segunda avaliação por TTG-75 g (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2006).

No TTG-75 g, o paciente recebe uma carga de 75 g de glicose, em jejum e a glicemia é medida antes e 120 minutos após a ingestão. Uma glicemia de duas horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes e entre 140 mg/dL e 200 mg/dL, , indica tolerância à glicose diminuída

RESUMÃO CONSEQUENCIAS CRONICAS

O diabetes mellitus (DM) não controlado pode provocar, a longo prazo, disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Estudos epidemiológicos sustentam a hipótese de uma relação direta e independente entre os níveis sanguíneos de glicose e a doença cardiovascular.

As complicações do DM podem ser classificadas em complicações agudas (hipoglicemia, cetoacidose e coma hiperosmolar) e

 Crônicas estas podem ser divididas em microvascular ( a retinopatia- ANEURUSMAS, -, a nefropatia, e a neuropatia diabéticas) e macrovascular ( coronariopatia, doenças vascular cerebral e doenças vascular periférica )

Pâncreas

Formado por ácinos- que constitue o tecido exócrino - e por ilhotas pancreáticas . Estas estruturas são formadas por 4 tipos de células :

A- responsáveis pela síntese e excreção do glucagon na maioria das espécies animais

B- produtoras e secretoras de insulina

D-Produtoras de somatostatina ( hormônio inibidor da liberação de GH)

F ou PP- produtoras de polipeptídeos pancreáticos

 

  • Insulina
  • Sintese

A síntese de insulina se inicia no retíulo endoplamático rugoso, contituindo inicialmente a pré-proinsulina,contendo uma cadeia única de aminoácidos que, após perder o peptídeo que após perder o peptídeo sinal que dispões de 23 resíduos de aminoácidos, origina a proin

  • secreção

O estímulo mais importante pra a secreção de insulina , pela células B, é o aumento da concentração de glicose no sangue. A glicose é transportada através da membrana da célula B prlo transportador GLUT2 que possui baixa afinidade pela glicose e grande capacidade de transporte.

Uma vez no interior das células B, ela é rapidamente metabolizada, dando inicialmente origem à glicose-6-fosfato, pela ação da hexoquinase, quando a glicose no meio é baixa. Na presença de altas concentrações do açucar, a enzima mais importante passa a ser a glicoquinase, visto que o fator limitante para metabolização da glicose é sua fosforilação. Assim a glicoquinase que possui baixa afinidade, porém alta capacidade enzimática, funciona como um sensor da concentração desse carboidrato nas células B, regulando a secreção de insulina de acordo com a demanda.   (         RESSALTA-SE QUE MUTAÇÕES DESSA ENZIMA, ALTERANDO A SUA EFICIÊNCIA, LEVAM A UM QUADRO DE DIABETES TIPO 2 DEMOMINADO MODI2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (223.5 Kb)   docx (152.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com