TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA

Trabalho Universitário: O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 2

A enfermagem é a arte de cuidar de pessoas, com conhecimento técnico-científico, seriedade, compromisso e ética, em algum período de sua vida. O Enfermeiro é o profissional com maior contato ao paciente oncológico, responsável pelo cuidado, orientação, dando suporte, sanando dúvidas e sendo uma essencial ponte entre o cliente e seu médico assistente, durante seu tratamento.

As ações de enfermagem compreendem todo o cuidado, seja ele preventivo, curativo, de reabilitação ou paliativo. De acordo com a resolução do COFEN 210/98, da Resolução do COFEN 257/2001 e da resolução RDC 220/04 fica estabelecida a atuação do (a) enfermeiro (a) nos Serviços de Terapia Antineoplásica:

Planejar, organizar, supervisionar, executar e avaliar todas as atividades de enfermagem em pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico;

Participar de protocolos terapêuticos de enfermagem na prevenção, tratamento e minimização dos efeitos colaterais;

Promover e difundir medidas de prevenção de riscos e agravos através da educação dos pacientes e familiares, objetivando melhorar a qualidade de vida do mesmo;

Cumprir e fazer cumprir as normas, regulamentos e legislações pertinentes às áreas de atuação;

Promover e participar da integração da equipe multiprofissional, garantindo uma assistência integral;

Manusear e fazer manutenção de cateteres implantados;

Conhecer terapias de suporte pré e pós – quimioterapia, efeitos colaterais mediatos e imediatos;

Utilizar de maneira correta Equipamento de Proteção Individual (EPI), ao administrar o tratamento quimioterápico, observando de maneira rigorosa devido aos riscos e consequências de extravasamento.

Contudo conclui-se, a enfermagem tem um papel primordial antes, durante e após o tratamento quimioterápico seja na intervenção e gerenciamento de ações, como no contato direto ao paciente, sanando receios e confortando o cliente e familiar de maneira apropriada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com