TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência paliativa em oncologia na perspectiva do familiar: contribuições da enfermagem

Por:   •  23/2/2016  •  Artigo  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

O MUNDO ÁRABE

Vitória da Conquista, fevereiro de 2016

Caio Cezar Dominguez Andrade - 6ª Série da Turma “E”

O MUNDO ÁRABE

Trabalho apresentado

como avaliação da disciplina

de História, ensinada pela

professora Hosana.

Vitória da Conquista, fevereiro de 2016

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................ 4

Desenvolvimento..................................................................................................... 5

Conclusão................................................................................................................ 9

Referência.............................................................................................................. 10

Anexos................................................................................................................... 11



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a cultura e as características do Mundo Árabe, sendo demostrada a relação da sociedade árabe com as mulheres e como a religião tem muita influencia neste relacionamento, bem como algumas curiosidades dos povos árabes.

DESENVOLVIMENTO

  1. A mulher no mundo árabe

Pesquisas feitas pela Fundação Thompson Reuters no ano de 2013 definiu um ranking dos países árabes que mais apresentam riscos às mulheres em suas comunidades e organizações. Os resultados mostram que, com a chamada Primavera Árabe, ocorre o aumento dos atos de desrespeito e agressão contra as mulheres, o que nos leva a despertar para a necessidade de pensar melhor neste assunto.

A violência contra mulher acontece em todo o mundo. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que um terço de todas as mulheres do mundo foi vítima de violência doméstica. Verificou-se que nos países de língua árabe onde as políticas públicas diminuem os direitos e a liberdade das mulheres, com impedimentos como do direito de dirigir até castigos para aquelas que desejam entrar na faculdade, estimulam a ocorrências de atos violentos contra a mulher.

1.1 O uso do hijad

O “hijab” ou véu islâmico é um assunto polêmico para o mundo mulçumano. O termo “véu islâmico” admite diversos sentidos, que vão desde a colocação de um lenço para cobrir os cabelos até um véu que cobre o rosto da muçulmana. Lembramos que a maioria dos pesquisadores religiosos não considera obrigatório acobertar o rosto, de acordo interpretações dos versículos do Alcorão e em um "hadith" do profeta (SAWS) que fala que a muçulmana deve cobrir todo o corpo, com exceção do rosto e das mãos.  Porém alguns consideram a cobertura do rosto obrigatória. Contudo nada evita que a muçulmana cubra seu rosto se quiser, para se proteger de assédios ou considerar um dever religioso.

  1. Tipos de Véu

Existem vários tipos de véus que são usados pelas mulheres árabes, estes variam de forma, cor e tamanho, dependendo das partes do corpo que cobre.  

Hijab

O “hijab” é comum no mundo mulçumano, significa se ocultar dos olhares, estabelecer distância, este véu esconde os cabelos, as orelhas e o pescoço, e só deixa visível o rosto, substitui roupas tradicionais que remontam à época romana como o “haik”.

Burca

A “burca” é um símbolo do talibã afegão, é usado de acordo com a tradição pelas tribos pa shtuns, cobre totalmente a cabeça e o corpo, inclusive os olhos, aonde existe uma rede para deixar que se veja.

Niqab

O “niqab” é  usado em regiões onde é praticado o islamismo wahhabista, como a Arábia Saudita. Cobre integralmente a cabeça e o corpo, deixando apenas os olhos descobertos

Chador

O chador é um traje habitual das mulheres do Irã e cobre seu corpo dos pés à cabeça, sendo usado, principalmente pelas seguidoras do islamismo.

  1. Situações onde a mulher pode ser repudiada

As religiões influenciam muito na situação da mulher árabe, com o judaísmo nasceu à fábula de Adão e Eva que relacionava à mulher com o pecado e o pecado com o sexo, em seguida o cristianismo ligava a mulher ao pecado e este ao mau.

O Islã herdou a antiga concepção sobre Eva e as mulheres consideradas fiéis, seguidoras de Satán, que tinha o demônio no corpo, conforme ditado árabe: “Sempre que se encontram um homem e uma mulher, o terceiro é Satán”. Sendo a mulher uma ameaça potencial a para a sociedade por seu poder de sedução ou fitna, significando levantamento, rebelião, conspiração ou anarquia.

Assim as mulheres que habitam os 22 diferentes países do Mundo Árabe, sofrem as mais diversas agressões e restrições aos seus direitos, tais como:

 Na família os filhos varões são mais apreciados que as filhas, e às mulheres que não tenham filhos varões são consideras fracassadas;

Segundo a lei islâmica, uma mulher que dá a luz a um filho extra matrimonial é submetida a uma surra pública;

O assédio é pratica comum, pois as mulheres que não usam o véu sofrem normalmente abusos físicos e verbais.

A prostituição é ilegal e punida com 6 meses de prisão tanto para as mulheres como para os clientes;

Pelos costumes da lei islâmica, uma mulher ao entrar na puberdade deverá usar abaya, um vestido preto longo de mangas compridas que cobre todo o corpo;

Na puberdade o purdah impõe a separação das mulheres dos homens que não sejam membros da família, uma mulher não pode conduzir ou viajar sem um familiar masculino, nem comer sozinha em um restaurante.

  1. Alcorão ou Corão

Alcorão ou Corão é o livro sagrado do Islamismo, os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé durante um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar, a seguir a 1ª Surata:

"AL-FÁTIHA"

Revelada em Makka: (7 versículos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (451.4 Kb)   docx (611.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com