TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO: OBSERVAÇÃO DE TESTÍCULO EM MICROSCOPIA DE LUZ

Por:   •  26/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO        CICLO BÁSICO DA SAÚDE

DISCIPLINA        HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA  (OTIMIZADA)

PRÁTICA        SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO        DATA        __________________

PROFESSOR        ALEXANDRE FELIP        

ALUNO(A)        ______________________________________________        TURMA   ________________

  1. SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO: OBSERVAÇÃO DE TESTÍCULO EM MICROSCOPIA DE LUZ

O testículo é a gônada sexual masculina que produz as células de fecundação chamadas de espermatozoides - os gametas masculinos e, além disso, é uma glândula envolvida na produção de hormônios sexuais masculinos.

A espermatogênese ocorre ao longo dos TÚBULOS SEMINÍFEROS. Verifique a possibilidade de observação desses túbulos e tente identificar as células germinativas: espermatogônias, espermatócitos primários, espermatócitos secundários, espermátides e espermatozóides; as células de sustentação - CÉLULAS DE SERTOLI e as CÉLULAS DE LEYDIG que são importantes na secreção de diversos hormônios. Depois tente observar o EPIDÍDIMO onde os espermatozoides ficam armazenados até a ejaculação. Identifique os estereocílios e espermatozoides presentes.

Qualquer uma das quatro estruturas citadas em negrito poderá ser observada e esquematizada. Fique atento às orientações do (a) seu (sua) professor (a).

  1. Esquematize a estrutura observada:

NO. da Lâmina: ___________        Órgão ou Região: __________________________________

[pic 2]

Aumento : _______________________

Resumo teórico sobre as estruturas e/ou tecidos observados:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) SISTEMA REPRODUTOR FEMININO: OBSERVAÇÃO DE TUBA UTERINA EM MICROSCOPIA DE LUZ]

O sistema reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas, um útero e uma vagina, a vulva é a região externa do sistema. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora. Os Ovários são as gônadas femininas que produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos e é o local onde ocorre a ovogênese. As Tubas uterinas são dois ductos que unem o ovário ao útero. Seu epitélio de revestimento é formado por células ciliadas. Útero: órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa - o miométrio e com formato de pêra invertida. É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com