TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Nervoso E O Hormonal

Ensaios: O Sistema Nervoso E O Hormonal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 9

O sistema nervoso e o hormonal

O sistema nervoso e o hormonal são responsáveis por comandar o corpo. De modo geral podemos dizer que o sistema nervoso está ligado a situções que exigem mais rapidez e um estímulo pequeno, como fazer a perna andar ou o diafragma do pulmão se contrair e relaxar. Já o sistema hormonal, possui uma eficiência menor quanto à velocidade, mas compensa isso pelo seu tempo de ação. Hormônios podem ser secretados no sangue e permanecer um bom tempo agindo e realizando sua função, como por exemplo falar pros rins não liberarem tanta água na urina, porque o corpo está com falta de água.

O neurônio

O neurônio é formado basicamente por três partes, os dendritos, o corpo celular e oaxônio (ou fibra nervosa). As mensagens geradas pelo núcleo e outras partes contidas no corpo celular são conduzidas pelo axônio.

Os axônios costumam apresentar um revestimento externo lipídico, na forma de umabainha de mielina. Esta bainha funciona como uma capa isolante (como num fio elétrico) que separa, ou isola, certas células especiais ao longo do axônio.

Entre as bainhas podemos encontrar os nódulos de Ranvier. Devido à esses enpaços entre as bainhas, o impulso nervoso, em vez de percorrer todo o axônio, vai "pular" de nódulo em nódulo, o que acelera a transmissão do impulso, chegando a velocidade muito altas.

Eu já citei esta informação na grande imagem acima, mas vou repetir: O axônio é a parte do neurônio por onde vai, própriamente dito, correr o impulso. Ao chegar nas pontas no axônio, esse impulso vai causar a liberação de neurotransmissores(pequenas substâncias que "pulam" de um neurônio para outro), em uma minúscula fenda de mais ou menos 20 nanômetros. Esses neurotransmissores vão entrar em contato com os dendritos ou o próprio corpo celular de outro neurônio que vai receber a "mensagem" e tomar uma decisão.

Antes de continuar falando sobre os neurotransmissores, vamos ao impulso em si. O que é o impulso nervoso? Como ele se movimenta? Vamos ver..

O impulso nervoso

Em seu estado "normal" o neurônio se encontra polarizado, ou seja, existe a presença de cargas ou polos no neurônio. Do lado de fora ele se encontra carregado positivamente e do lado de dentro negativamente.

Essa cargas são mantidas às custas do transporte ativo, que consome a ATP para forçar os íons sódio (Na) pra fora e o potássio (K) pra dentro.

Quando, por algum motivo, se estimula o neurônio, esse potencial muda e ocorre o que chamamos de despolarização ( a ).

Nesse fenômeno o sódio (Na), qual antes estava do lado de fora da célula, entra, e o potássio (K), que estava do lado de dentro sai.

Isso ocorre aos poucos e em pequenas regiões, que vão avançando pelo axõnio. A essa região despolarizada damos o nome de potencial de ação.

Na medida que o potencial de ação avança pelo axônio, as partes percorridas vão voltando ao normal ( b ).

E para que ocorra a volta ao normal, entra o transporte ativo e o ATP. Isso nos leva a óbvia conclusão que pensar gasta energia, e é por isso que nosso cérebro gasta tanto oxigênio, porque para produzir o ATP, as mitocôndrias precisam receber oxigênio.

Lembre que no caso de haver bainhas de mielina, o potencial pula de um nódulo de Ranvier para o outro. Isso aceleca a velocidade de tranmissão do impulso (pode chegar a 120m/s = 432km/h)>.

Também lembre que o impulso sempre vai correr em uma direção, do corpo celular do neurônio às pontas do axônio.

Sinapse: comunicação interneurônio

Os neurônios não se tocam. Não??? Não, eles estão separados por uma distância muitíssississimo pequena (aprox. 20na), mas não se tocam. Mas como então são transferidos os impulsos? Como eu já disse antes, há uma troca de neurotransmissores(também chamados de neurormônios), ou melhor, os neurotransmissores saem do axônio e entram em locais apropriados nocorpo celular ou dendritos de outro neurônio ou célula (músculo por exemplo). Essa passagem se chama de sinapse. O local do axônio de onde os neurotransmissores saem é chamado de membrana pré-sináptica e o local onde eles chegam é chamado de membrana pós-sináptica.

As bolinhas pretas são os neurotransmissores. Apesar de todos serem iguais, não pense que só há um tipo, porque são vários! Como exemplo podemos citar os mais comuns, como a acetilcolina e noradrenalina, ou outros como as dopaminas (um excesso está relacionado a esquizofrenia e uma falata está ligado ao mal de Parkinson) e as endorfinas (ligadas à memória e ao aprendizado - são secretada também na relização de exercícios físicos - também se relacionam com a supressão da dor).

Outra coisa importante pra você saber é a lei do tudo ou nada. É o seguinte: nem todo estímulo inicia um impulso nervoso. Para criar esse impulso, precisa ser atingido o chamado limiar. Uma vez que o estímulo seja maior ou igual ao limiar a resposta vai ser sempre a mesma, ou seja, um estímulo mais forte que o limiar não vai causar um impulso mais forte ou mais rápido.

Arco Reflexo

Isso tem um pouco haver com a 3ª lei de Newton: a lei da ação e reação. O que acontece é que um certo tipo de neurônio, o receptor de dor, vai receber um estímulo e mandar uma mensagem pro neurônio sensorial (ou sensitivo), este, vai encaminhar a mensagem para um interneurônio (ou neurônio de associação) que está localizado no interior da medula espinhal. Ele vai receber a mensagem do neurônio sensorial, "entender" ela e encaminhar um resposta para o neurônio motor, que vai estar conectado a um músculo por exemplo. O músculo recebe a mensagem e imediatamente se contrai, mexendo a perna, por exemplo:

Essa ação de mover a perna envolveu então três neurônios: o sensorial, o interneuônio e o motor. Eles compõem o arco reflexo. Com relação à dor, existem outros neurônios que vão encaminhar uma mensagem para o centro de dor do nosso cérebro.

Vamos ao sistema nervoso...

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com