TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do enfermeiro na assistência ao domicílio

Pesquisas Acadêmicas: O papel do enfermeiro na assistência ao domicílio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 8

1.INTRODUÇÃO

Um grande avanço da enfermagem foi o espaço, o espaço ganho dentro de grandes universidades, empressas, e seu crescimento dentro a área hospitalar. O profissional de enfermagem hoje tem um olhar mas amplo na hora de escolher sua especialização, que hoje não fica só focada no hospital, mas em outras áreas, tais como:

• em clinicas;

• assessoria e consultoria;

• atendimentos domiciliares;

• enfermagem geral com sua equipe de técnicos e auxiliares;

• enfermagem geriatria com idosos na area hospitalar e casas de repouso;

• enfermagem médico-cirúrgica que seria cuidados pré e pos- operatórios;

• enfermagem obstétrica que é dar auxilio a gestante, parturiente e lactante;

• enfermagem pediátrica que é avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança;

• enfermagem psiquiátrica que ajuda no tratamento com disturbios psicológicos;

• enfermagem de resgate que participa de equipes de salvamento de vitimas de acidentes e de calamidades publicas;

• enfermagem pública que ajuda na capacitação de agentes de saúde;

• enfermagem do trabalho, que é dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários;

• Ensino, orientar projeto de pesquisas, ministrar aulas teóricas e práticas;

• Pesquisa clinica, planejar e coordenar projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos.

Trazendo assim maior amplitude e conhecimento não só para quem já está na profissão mas para quem tem interese em ingresar na área.

2. JUSTIFICATIVA

3.OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

3.2 OBJETIVO ESPECIFICO

4. METODOLOGIA

5. AVANÇOS EM HOME CARE

Um dos grandes avanços na enfermagem atual é a necessidade da atuação do profissional de enfermagem em home care, onde o paciente é tratado em casa e em contato com a família, uma vez que o contato com o ambiente hospitalar pra muitos não é confortável e causa estresse, sem contar o fato de que o paciente fica menos exposto aos riscos infectológicos existentes no âmbito hospitalar melhorando assim a autonomia e a privacidade do paciente.

O paciente recebe um tratamento similar ao dado em um hospital, com toda a estrutura necessária para sua estabilidade no ambiente domestico, como sonda, cateter, soroterapia, oxigenoterapia, dentre outros. É traçada uma rotina para o cuidado ao paciente envolvendo todas as suas necessidades básicas e avançadas. É um trabalho interdisciplinar e pode envolver médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, fonoaudiologos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros. A Home Care vem auxiliar no tratamento aos pacientes crõnicos e estáveis, e um dos objetivos é tirar o paciente do hospital, sendo que ele pode ser tratado em casa.

É menos custoso para o Serviço Público e menos incômodo para o paciente, que poderia passar meses ou anos num hospital, já que sua doença é crônica e/ou degenerativa.

A Domiciliar Home Care surgiu como mais uma opção de atendimento para pacientes que superaram a fase aguda da sua doença, mas ainda necessitam de cuidados. Com uma equipe preparada para atender toda e qualquer patologia no domicílio, desde que, o quadro do paciente permaneça estável. Hoje a família já tem a possibilidade e os recursos necessários para tratar seu doente em casa sem precisar se deslocar até um hospital. Só assim, se consegue uma significativa redução nos riscos de infecção. Sendo realizada pela equipe assistencial durante as 24 horas do dia na casa do próprio paciente, tudo para fazer com que o paciente tenha mais qualidade em sua vida.

Contando com acompanhamento e cuidados de enfermagem domiciliar; Visita médica esporádica; Fisioterapia motora e respiratória; Quimioterapia; Cuidado de pacientes com Alzheimer, Parkinson, câncer.

São atendimentos de curta duração, realizados por técnicos de enfermagem ou enfermeiras, mediante agendamento.

6. AUDITORIA DE ENFERMAGEM

Tem como função essencialmente policiar e fiscalizar com objetivo de identificar e punir fraudes.

Auditoria em enfermagem avalia a qualidade da assistência prestada ao paciente, sendo vericadada através dos registros encontrados no prontuário do mesmo. O trabalho do enfermeiro auditor apresenta-se como um ramo em ascensão com vertentes de enfoques diversos como auditor de contas e de pesquisa da qualidade da assistência.

Auditoria em enfermagem apresenta crescente inserção no mercado de trabalho, tanto as atividades voltadas à área contábil como as voltadas à qualidade, sejam assim serviços, documentos ou processos. Inicialmente através da auditoria das contas hospitalares pós-faturamento, evoluindo para a auditoria externa, chegando ás áreas de negociação entre convenio e prestador nos hospitais e demais prestadores de serviço.

Através da auditoria intra-hospitalar, posteriormente ao início da atuação nos planos de saúde.

A prática da auditoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com