TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é aromaterapia?

Tese: O que é aromaterapia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  3.462 Palavras (14 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – Campus Grande Florianópolis

Curso: Naturologia

Disciplina: Princípios da Naturoterapia

Professor: Daniel Rodrigues

Academico: Ana Otero de Oliveiro Mendonca; e Isaura Awas Remor Milioli

Palhoca, 03 de setembro, 2014

O que é a aromaterapia ?

A aromaterapia constitui um conjunto de diversas técnicas terapêuticas onde se utilizam óleos essenciais, que nada mais são do que um óleo aromático extraído principalmente pela destilação de folhas, flores e cascos. Esses aromas possuem substancias curativas, que vem sido usados para curar corpos e mentes por muitas gerações. Os aromas são capazes de interferir na saúde e exercem efeitos positivos sobre determinadas doenças. Nos últimos anos, universidades e hospitais estão intensificando os estudos a respeito do potencial terapêutico dos óleos proporcionando um conhecimento muito maior a cerca dessas substâncias. É muito benéfica como auto ajuda e podem ser usados sempre que traga conforto e alivio a quem usufruir dos óleos . Se usados como indicados, os óleos não possuem efeitos colaterais adversos, posto que sua aplicação leva em consideração o estado emocional e atitude mental. Seu uso enfatiza a particularidade de cada ser.

“A aromaterapia é uma opção de vida que nos ajuda a sentir bem fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Seus meio para restaurar o equilíbrio do corpo e do espirito estão fundamentados nos preceitos de saúde e no poder das plantas e seus óleo essenciais”. - (Silva, 2001, p.06)

Histórico da Aromaterapia

O termo aromaterapia originou-se na virada do século, quando o químico francês René Maurice Gattefossé usou o termo pela primeira vez. Em sua concepção , aromaterapia é termo auto explicativo- uma terapia através dos aromas dos óleos essenciais. Esses óleos, tratam-se de compostos aromáticos extraídos principalmente por meio da destilação de folhas, flores e cascas. As propriedades terapêuticas físicas e psíquicas resultam dos princípios ativos contidos nesses óleos.

Apesar do termo aromaterapia ter sido sugerido por Gattefessé ele já existia a muito tempo fazendo parte da medicina ayurvédica . A primeira evidência do uso dos óleos foi por volta do ano de 6000 a.C no embalsamento de uma múmia encontrada no Iraque; já os primeiros registros escritos de seu uso foi dado pelos sumérios por volta do ano 3000 a.C.

Em Roma por volta do ano 753 a.C em uma das invasões que o império romano praticou contra o Egito uma das praticas que atraíram o interesse dos romanos foi a dos banhos aromático , e então levaram a ideia para Roma. A pratica dos banhos aromáticos se disseminou e Roma chegou a ter 1000 casas de banhos. Porém para os romanos os banhos eram de pura orgia e prazeres carnais, jamais herdaram a espiritualidade dos egípcios. Para os egípcios as plantas possuíam poderes mágicos capaz de elevar a consciência dos presentes nos rituais religiosos.

A “cosmética higiênica” começa com os Fenícios que passaram a utilizar o sabão feito com gordura de cabra e cinzas de madeira. Cleópatra (rainha do Egito 69-30 a.C) também fez um forte uso das essências aromáticas. Ela foi uma grande mestra na arte da sedução. Entre uma das varias circunstâncias em que utilizou dos aromas para a sedução, conta-se que ela encharcou velas com jasmim e outras plantas aromáticas fortemente sensuais em seu encontro com Marco Antônio ás margens do rio Tigre.

Durante muito tempo não houveram grandes evoluções, porém por volta do ano 1000 ocorreu uma grande mudança na fabricação dos óleos ( que antes eram extraídos por processos unicamente manuais).Nesse época um filosofo Aub’Ali Al-husein Ibn Abdallah Ibn Sina, mas conhecido Avicena(980-1037) inventou a serpentina refrigerada. Passou-se então a destilar óleos essências em alambiques, começando assim uma grande evolução na área.

Quando a aromaterpia tinha todas as condições para florescer, acaba levando um grande golpe. Em 1233, o papa Gregório IX estabelece a Inquisição papal. Durante os próximos 300 anos a Igreja Católica romana começa a julgar os casos de heresias . Estima-se a morte, tortura e queima de cera de três milhões de pessoas , a maioria mulheres consideradas feiticeiras. Essas, em sua maioria detinham conhecimento de ervas medicinais. A perda de conhecimento foi grande, e que perdurou foi passado oralmente.

O termo óleo essencial (juntos) apareceu no sec XVI . A palavra óleo vem do árabe Az-zaite (azeite) e essencial surgiu na época dos alquimistas em que se acreditava que esse tipo de olho continha “a alma da planta”.

Após disso ocorreram muitos avanços na produção de óleos essenciais e a partir do estudo das formulas das essências, essas passaram a ser sintetizadas. A medida que os cientistas sintetizam mais e mais compostos químicos, começa novamente o declínio do uso terapêutico das plantas. O sintético ganha terreno e a rapidez na manufatura permite que sejam produzidos em grande escala e menor valor.

Aromaterapia nos dias de hoje

Aromaterapia é utilizada atualmente em diversas partes do globo, com enfoques diversificados, os principais contextos da utilização da aromaterapia são:

• Medicinal: Na França sua aplicação se faz por meio do uso de supositórios, ingestão de capsulas, géis, supositórios etcEm 1978 na Alemanha houve uma comissão para julgar 1400 remédios oriundo de 600 a 700 espécies de plantas medicinais, grande maioria das plantas utilizadas pela aromaterpia foram incluídas nesse estudo.

• Terapêutico: Na Inglaterra é usada como tratamento coadjuvante a outras terapias , como cromo , musico e outros profissionais utilizam técnicas da aromaterpia em seus tratamentos.

Cosméticos: Usados como tratamentos de pele e beleza na Ásia e na América do sul. Inclusive no Brasil há produtos de aromateripia que são ultilizados na área de estética e em banhos de espuma para limpeza, higienização e redução do stress. São usados géis para retardar o envelhecimento entre outros.

• Psicológico: Os estudos feitos em universidades americanas exploram os efeitos que óleos essenciais tem sobre as emoções.

• Filosófico/Espiritual: o enfoque de conceituação filosófica no tratamento holístico da pessoa e espiritual no equilíbrio dos sete chacras ocorre principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com