TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AROMATERAPIA NO COMBATE DO ESTRESSE

Por:   •  8/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

AROMATERAPIA NO COMBATE DO ESTRESSE

Aromaterapia é uma arte oriental utilizada a milhares de anos utilizados na pré-história, na qual, a ciência do aroma traz ações positivas para o organismo.

Em 1992, foi definido como estudo de interelações entre psicologia e tecnologia de fragrâncias para mostrar a diversidade de emoções e sensações específicas, estimulando as vias olfativas cerebrais. Utiliza-se óleos essenciais naturais, cujos tipos mais comuns são lavanda, na qual é utilizado para reduzir a tensão do corpo e o estresse emocional. Cada óleo deve ser  escolhido minuciosamente para cada tipo de tratamento a ser oferecido ao paciente.

Seu uso é indicado para trazer bem-estar, relaxamento, ação antisséptica, calmante, melhoria da circulação e sensação de frescor.

Foi implantada pelo SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) em 12 de março de 2018 como uma TERAPIA HOLÍSTICA, que utiliza de práticas milenares e naturais.

O ESTRESSE é uma das principais queixas de afastamentos, que causa uma alteração na qualidade de vida, caracterizada pelo estado de tensão física, emocional e comportamental, causando homeostasia (alteração no equilíbrio do organismo). O estresse denota o aumento da percepção de estímulos, provocando distúrbios emocionais, causando perturbações sistêmicas, fisiológicas e psicológicas.

Hoje, o estresse atinge quase 90% da população mundial, e com o alto nível de estresse, pode resultar na queda da qualidade de vida e infelicidade pessoal, modificando a forma como o indivíduo interage nas diversas áreas de sua vida. Portanto, busca-se novas alternativas terapêuticas para equilibrar / diminuir o quadro de estresse.

Hoje, a procura por spas tem aumentado significadamente para o tratamento do estresse.

Os principais métodos para a utilização são:

Pulverização da área: utiliza pulverizadores no ambiente com o óleo escolhido, pulverizando todo o ambiente, na qual se utiliza 150ml de água para cada 10 gotas de óleo essencial.

Difusão da área: apropriada para alcançar o bem-estar utilizando uma peça de cerâmica ou de vidro sendo de aquecimento de vela ou elétrico, com recipiente para colocação de óleo essencial  puros ou diluídos em 5 gotas de óleo essencial para cada 50ml de água.

Compressas: coloca-se 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com 250ml de água filtrada, umedecer a compressa com algodão nesta mistura e efetuar a aplicação.

Massagem: para relaxamento muscular, adicione de 2 a 3 gotas de óleo essencial para cada 15ml de base de óleo de amêndoas, camomila, apricot, avelã, jojoba, macadâmia, ou semente de uva, sendo ma porção suficiente para somente uma aplicação.

Principais óleos essenciais utilizados de acordo com a sua ação:

Relaxantes: Lavanda, cedro, camomila, manjericão, rosa e sândalo.

Estimulantes: alecrim, hortelã, pimenta-do-reino, limão-taiti e tomilho.

Antidepressivos: alecrim, jasmim, laranja, melissa e rosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com