TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aromaterapia

Seminário: Aromaterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Seminário  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É AROMATERAPIA? O termo “aromaterapia” é considerado um ramo da fitoterapia. Aroma = cheiro agradável-Terapia = tratamento que visa a cura de uma indisposição física ou mental. Acredita-se que a aromaterapia foi trazida para o mundo ocidental no tempo das Cruzadas. A pesquisa científica levou ao crescimento da indústria farmacêutica e ao descaso com os remédios derivados de plantas. Em 1920, um químico francês, René Maurice Gattefossé, sentiu-se atraído pelo potencial terapêutico dos óleos essenciais.Ele descobriu que o óleo de alfazema curava rapidamente uma queimadura em sua mão e que muitos óleos essenciais eram melhores antissépticos do que os sintéticos. Foi Gattefossé quem cunhou o termo aromathérapie. O cirurgião Jean Valnet realizou pesquisas utilizando os óleos essenciais no tratamento de soldados feridos na batalha. E usou ainda os óleos em pacientes psiquiátricos. Em 1964, Valnet publicou seu livro Aromathérapie, considerado a bíblia da aromaterapia. Em 1950, foi introduzida na estética e beleza pela Madame Marguerite Maury na Grã-Bretanha.

Nos últimos anos, a aromaterpia evolui e agora é reconhecida como parte importante dos tratamentos de saúde complementar. A aromaterapia utiliza óleos essenciais de plantas, valorizando suas propriedades terapêuticas. Visando melhorar a saúde física, mental e emocional.

COMO FUNCIONA A AROMATERAPIA? Os óleos essenciais entram no corpo por inalação e por absorção através dos óstios da pele. Nos afetando: farmacologicamente, fisiologicamente e psicologicamente. Uma vez inalados, os sinais aromáticos são enviados ao sistema límbico, no cérebro, e exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções. Os componentes químicos dos óleos são levados pela corrente sanguínea para todas as regiões do corpo onde reagem com a química do corpo como as drogas. Os óleos deixam o corpo depois de várias horas. A maioria é exalada, outros são eliminados pela urina, fezes e a transpiração.

Alguns óleos também tem afinidade com regiões determinadas do corpo e apresentam um efeito equilibrador, sedativo ou estimulante sobre os vários sistemas.Pode levar de 20 minutos a várias horas para que os óleos sejam absorvidos pelo corpo, mas o tempo médio é de 90 minutos. O tratamento com a aromaterapia além de ser seguro, é prazeroso, agradável e relaxante. É excelente para bebês e crianças, e dá as pessoas idosa uma sensação de estarem sendo cuidados. Gestantes e mesmo pacientes graves podem se beneficiar com o tratamento.

INDICAÇÃO- A aromaterapia cuida da pessoa e não da doença, estresse, dores musculares e reumáticas, distúrbios digestivos, disfunções menstruais e climatério, ansiedade, insônia, depressão.

CONTRA INDICAÇÃO

Durante a gravidez; Alecrim e Tomilho são contra indicados em casos de hipertensão e epilepsia; para ingestão.

Os óleos essenciais podem ser utilizados sozinhos ou misturados.

Podemos misturar para realçar sua ação medicinal ou para criar um aroma mais sofisticado.

Para finalidades terapêuticas, é raro misturar mais que quatro óleos por vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com