TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema ABO

Artigo: O sistema ABO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Artigo  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Introdução

O sistema ABO foi descoberto no início do século XX, pelo biólogo austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) e sua equipe de cientistas, visto que eles constataram algumas diferenças no sangue dos indivíduos, o que, certamente, esclareceu a morte de muitas pessoas após transfusões de sangue. Assim, a descoberta do Sistema ABO foi um marco importante da história da medicina, sendo o médico e biólogo Karl Landsteiner agraciado pelo “Prêmio Nobel de Fisiologia”, em 1930.

Segundo os cientistas, a propriedade da incompatibilidade dos tipos sanguíneos foi corroborado por meio da reação imunológica entre as substâncias presentes no plasma sanguíneo e nas hemácias. Com isso, o sangue que sofreu aglutinação a partir de determinados antígenos, nas hemácias ficaram conhecidos como aglutinogênios (A e B) enquanto que as substâncias aglutinadoras do plasma foram denominadas de aglutininas (anti-A e anti-B).

Os aglutinogênios e as aglutininas presentes nos tipos sanguíneos humanos são os seguintes:

Além da desvendar a tipologia sanguínea, Karl Landsteiner (1868-1943) descobriu o Fator Rh (anticorpos), derivado do nome do “macaco reshus”, animal o qual foi utilizado nas investigações para o avanço do sistema ABO. As pesquisas demostraram que determinados tipos de sangue possuem ausência do fator Rh, uma vez que os indivíduos que apresentaram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rh, foram classificadas como Rh positivas (Rh+), enquanto que as hemácias dos que não se aglutinaram, foram chamadas de Rh negativas (Rh-).

1.1 - Eritroblastose Fetal

A doença hemolítica do recém-nascido ou eritroblastose fetal (doença de rhesus) ocorre quando o sangue de um feto Rh+ é aglutinado pelos anticorpos do sangue da mãe Rh-, num processo chamado de hemólise. Assim, a criança nasce com profunda anemia (icterícia), decorrente da alta destruição das hemácias.

Assim, fica claro que o sistema ABO e o fator Rh possuem uma função muito importante na biologia humana e para identificar se uma pessoa tem Rh positivo ou negativo, mistura-se o sangue com anticorpos Rh e se as hemácias se aglutinarem, essa pessoa tem sangue Rh+; por outro lado, se não se aglutinarem, essa pessoa tem sangue Rh-.

1.2- Tipos de Sangue

Os grupos sanguíneos são classificados em: A, B, AB e O.

• A: O sangue do tipo A apresenta aglutinina (anticorpos) anti-B no plasma. Assim, indivíduos com esse tipo de sangue podem receber dos tipos A e O, contudo, não recebem do tipo B e nem do tipo AB.

• B: O sangue do tipo B apresenta aglutinina (anticorpos) anti-A no plasma. Assim, indivíduos com esse tipo de sangue podem receber de B e O, porém, não podem receber sangue dos tipos A e AB.

• AB: O sangue do tipo AB é o “Receptor Universal” de forma que AB não possui aglutininas no plasma e pode receber qualquer tipo de sangue. Em outras palavras, o sangue AB possuem os antígenos A e B, entretanto, nenhum anticorpo.

• O: O sangue do tipo O é o “Doador Universal” uma vez que possuem os dois tipos de aglutininas (anticorpos) no plasma, anti-A e anti-B, e não apresentam aglutinogênios (antígenos) dos tipos A e B. A despeito de serem os doadores universais, ou seja, podem doar seu sangue para qualquer grupo sanguíneo, esses indivíduos só recebem sangue do tipo O.

2 - Objetivos

• Observar o estabelecimento o grupo sanguíneo de acordo com o sistema ABO e fator Rh.

• Compreender a interação antígeno-anticorpo através dos conceitos sobre determinação do sistema ABO e fato Rh.

• Compreender o conceito e o mecanismo do processo de aglutinação.

3 - Materiais e métodos

Para a realização da aula prática e cumprimento de seus objetivos foi necessário a utilização de diversos materiais, tais como:

 1 reagente Anti-A

 1 reagente Anti-B

 Lâminas

 Lancetas

 Palitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com