TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trato digestivo

Seminário: O trato digestivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

O trato digestório e glândulas anexas constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrointestinal. As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. As glândulas anexas são as salivares, pâncreas e fígado. (STERER et al, 2003).

O comprimento do trato gastrintestinal, medido no cadáver, é de cerca de 9m. Na pessoa viva é menor porque os músculos ao longo das paredes dos órgãos do trato gastrintestinal mantém o tônus. (STERER et al, 2003).

Os órgãos digestório acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição; os outros órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento. (PELCZAR, REID, CHAN,1980)

Todos os componentes do trato digestivo apresenta certas características estruturais em comum. Trata-se de um tubo oco composto por uma luz, ou lúmen, cujo diâmetro é variável circundada por uma parede formada por quatro camadas distintas: mucosa, submucosa, muscular e serosa. (PELCZAR, REID,CHAN,1980).

A boca é a primeira porção do canal alimentar. São nesta porção que ocorre a ingestão, o início do processo de digestão e a deglutição dos alimentos, realizados com auxílio dos dentes, glândulas salivares e língua. Os dentes tem a função de cortar, dilacerar e moer os alimentos, facilitando a ação. Língua: é um órgão muscular, cujos movimentos auxiliam na mastigação, posicionando corretamente os alimentos e empurrando-os para a faringe, assim realizando a deglutição. (FREITAS, 2003; LIRA, DIMENSTEIN, 2004).

A língua possui em sua superfície papilas gustativas responsáveis pela percepção dos sabores, além de auxiliar na fala. Faringe: é um tubo muscular, comum aos sistemas digestório e respiratório, pois além de encaminhar o bolo alimentar ao esôfago, também conduz o ar à laringe. Durante a deglutição o bolo alimentar passa por uma região chamada glote (abertura da faringe) que possui uma válvula chamada epiglote, impedindo a entrada de alimentos nas vias respiratórias. (SANTOS, 2006).

Intestino delgado é um tubo longo, estreito e enovelado, com 7m de comprimento e 2,5 de espessura, dividido em 3 partes. Os primeiros 25 cm formam o duodeno, no qual desembocam as secreções produzidas pelo pâncreas e fígado. Nesta porção que o processo de digestão se completa e inicia-se o processo de absorção dos nutrientes. (SANTOS, 2006).

Intestino grosso é a porção final do tubo digestivo, sendo menor que o intestino delgado, mas, de maior calibre. Mede cerca de 1,5m de comprimento. Divide-se em ceco, cólon (ascendente, transverso e descendente), sigmoide, reto e ânus. Função: reabsorção de água e sais minerais e formação do bolo fecal. (SANTOS, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com