TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso da eletroterapia

Artigo: O uso da eletroterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Artigo  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Eletroterapia

A eletroterapia em suas diversas modalidades é largamente utilizada pelos fisioterapeutas na Clinica Goldenberg. A Eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas dentro da terapêutica. Embora seu desenvolvimento tenha se aperfeiçoado mais apenas nas últimas décadas, já na Antiguidade seu uso era empregado. Os registros mais antigos datam de 2.750 a.c quando eram utilizados peixes elétricos para produzir choques nos doentes e assim obter analgesia local.

Existe uma diversidade de correntes que podem ser utilizadas na eletroterapia, cada qual com particularidades próprias quanto às indicações e contra indicações. Mas todas elas têm um objetivo comum: produzir algum efeito no tecido a ser tratado, que é obtido através das reações físicas, biológicas e fisiológicas que o tecido desenvolve ao ser submetido à terapia no tratamento de vários distúrbios.

Os principais equipamentos eletroterapeuticos utilizados em nossa Clinica são:

TENS (transcutaneous eletrical nerve stimulation)

Ultrassom

Ondas Curtas – Ondas elétricas de alta frequência que geram calor (diatermia)

Laser – Classificado como Fototerapia

Tens

O TENS atua através de mecanismos pelos quais pode inibir a dor momentaneamente. Consiste basicamente de um circuito eletrônico, o qual produz estímulos em frequências variáveis, podendo variar a intensidade destes estímulos, bem como a sua frequência. Estes pulsos podem ser obtidos através de dois ou quatro canais que serão aplicados à superfície do paciente de acordo com métodos e cuidados especiais.

Suas principais vantagens são: método não invasivo, não tóxico, não causa dependência física ou psicológica, não apresenta efeitos colaterais.

Possibilidades de uso terapêutico: patologias da coluna vertebral (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias), dores articulares, tendinite, contusões, miosites, etc.

Ulrasom

O Ultrassom tem seus efeitos térmicos e mecânicos, age principalmente no processo de cicatrização e reparo das lesões. Como o próprio nome sugere, são ondas de som, são vibrações mecânicas num meio elástico com efeito de micromassagem, aumentando assim o metabolismo celular, o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio. É utilizado para o tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. O tempo de aplicação varia pelo tamanho da área a ser aplicada.

Indicado onde há limitação dos movimentos, como na artrite reumatóide, o tratamento é muito recomendado para recuperação de patologias causadas pela contração dos tendões, ligamentos e juntas capsulares, como Artroses, periartrites crônicas, mialgias, mielites, miosites, tendinites, bursites, neuralgias, reumatismos, dores ciáticas, contusões, distensões, edemas, torcicolos, etc.

Ondas Curtas

A diatermia por ondas curtas (OC) é a aplicação terapêutica de correntes alternadas de alta frequência, como as de rádio, para aquecer os tecidos por conversão. É uma técnica que consiste em elevar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com