TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA MÃES SOROPOSITVAS NA GRAVIDEZ

Ensaios: ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA MÃES SOROPOSITVAS NA GRAVIDEZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE PESQUISA

1 TEMA

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Incidência de HIV em jovens de 18 a 26 anos no Município de Parintins.

3 PROBLEMATIZAÇAO

A AIDS é uma doença que vem preocupando não só aquelas pessoas diretamente afetadas por ela, mas todas as camadas da sociedade. Desde o aparecimento dos primeiros casos, iniciou-se um discurso no qual se exprimia o sentimento de uma ameaça extrema, de um risco global. A doença era encarada como uma epidemia capaz de dizimar populações cada vez maiores. (HERZLICH, 1992)

Os primeiros casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) ocorreram nos Estados Unidos da América em 1978, a partir da identificação de um número elevado de pacientes adultos do sexo masculino, homossexuais que apresentavam comprometimento do sistema imune com consequentes infecções oportunistas, e que se tratava de uma doença provavelmente infecciosa e transmissível. A partir daí, verificou-se uma rápida disseminação para os demais países, constituindo hoje, a nível mundial um dos mais graves problemas de saúde pública.

AIDS – entendendo a sigla

A sigla AIDS, de origem inglesa, significa:

Adquirida - não é hereditária; se pega ao entrar em contato com o vírus.

Imuno - refere-se a Sistema Imunológico, defesa do organismo, proteger.

Deficiência - não funciona de acordo, fraco, sem forças.

Síndrome - conjunto de sinais e sintomas que identificam a doença.

SIDA - no Brasil utiliza-se a forma AIDS, mas nos países de língua latina a forma SIDA é a habitual.

Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) – É o resultado do processo de destruição das células através das quais o organismo se defende das infecções e outras doenças. Esta destruição é causada pela ação do vírus denominado HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana.

4 JUSTIFICATIVA

Verifica-se grande número de casos de Aids em algumas cidades com características turísticas, portuárias ou situadas ao longo da rota da região norte, dentre elas nos interiores do Estado do Amazonas, que acabam disseminando o vírus. Considerando-se as limitações e os custos extremamente elevados dos tratamentos específicos, a prevenção primária continua sendo a principal arma contra a doença. Por esta razão, os estudos epidemiológicos devem ser conduzidos com regularidade, com a finalidade de elucidar os aspectos mais relevantes da comunidade e monitorar a sua evolução. Somente assim os programas de controle terão condição de abordar a doença de maneira mais efetiva, maximizando os seus resultados em termos de prevenção.

5 OBJETIVO

5.1 OBJETIVO GERAL

Demonstrar a incidência de HIV em jovens de 18 a 26 anos no município.

5.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

a) Descrever anatomia e fisiologia do vírus HIV.

b) Abordar a cerca do vírus HIV e suas formas conceituais, manifestações clínicas, tratamento e prevenção.

c) Identificar a necessidade prioritária de prevenção contra HIV nos jovens.

6 ANATOMIA E FISIOLOGIA DO HIV

6.1 SISTEMA IMUNOLÓGICO

O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.

Entre as células de defesa estão os linfócitos T CD4+, principais alvos do HIV, vírus causador da aids. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores. Produzidos na glândula timo, aprendem a memorizar, reconhecer e destruir os micro-organismos estranhos que entram no corpo humano.

O HIV liga-se a um componente da membrana dessa célula, o CD4, penetrando no seu interior para se multiplicar. Com isso, o sistema de defesa vai pouco a pouco perdendo a capacidade de responde adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças.

Por razões desconhecidas possuem, em sua superfície, receptores através dos quais o HIV se fixa e penetra na célula. Uma vez internalizado, o vírus atinge seu núcleo onde se reproduz continuamente até a destruição do linfócito.

Os vírus produzidos buscam novos linfócitos que vão sendo destruídos progressivamente até o comprometimento severo do sistema imunológico.

Como consequência, microrganismos no corpo, normalmente sob controle do sistema em perfeito funcionamento, aproveitam-se desse estado de deficiência e se manifestam, aparecendo então as "doenças oportunistas", como tuberculose, herpes, monilíase oral, tumores, caracterizando-se a Aids doença.

A presença do HIV no organismo humano pode passar despercebida por muitos anos – há registro de casos em que se passaram 15 anos até o aparecimento das infecções oportunistas. Este período de tempo, denominado período de incubação, pode ser abreviado por vários fatores, permitindo que a doença se desenvolva mais precocemente. São eles:

• Aumento da carga viral, pela reexposição ao HIV através de práticas sexuais sem uso de preservativos e do compartilhamento de seringas contaminadas no uso de drogas injetáveis.

• Tipo de vírus infectante.

• Doenças sexualmente transmissíveis.

• Precária qualidade de vida.

6.2 HIV

6.2.1 ASPECTOS CONCEITUAIS

O vírus da imunodeficiência humana , também conhecida como HIV, atinge o sistema imunológico, que tem como função, reconhecer agentes agressores e defender o organismo contra os mesmos (SANTOS 2009).

O vírus do HIV atinge as células T CD4+, levando a maior virulência da doença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com