TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEN E HISTÓRIA DO PSF

Artigos Científicos: ORIGEN E HISTÓRIA DO PSF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 2

Origem e História do Programa de Saúde da Família (PSF)

O Programa de Saúde da Família tem suas bases no Programa de Agentes Comunitários de Saúde- PACS. O PACS pode ser considerado antecessor ao PSF porque algumas de suas ações tiveram um papel central na sua constituição.

O PSF foi formalizado como proposta institucional em 1994 e tem como objetivo geral contribuir para a reorientação do modelo de atenção à saúde básica, com definição de responsabilidade entre os serviços de saúde e a população.

Alguns objetivos específicos do programa é prestar atenção integral e contínua, resolutiva com boa qualidade às necessidades de saúde da população na unidade de saúde e no domicílio. Cabe ao gestor municipal à decisão de implantar o PSF em seu município, devendo reconhecer que esta decisão tem prerrogativas e suasresponsabilidades.

Em Dezembro de 1994, ano de sua implantação, o PSF possuía uma cobertura de 0,74% da população, 1.131.600 pessoas. Passados dez anos, a população coberta era de 70.340.508- 56,2%. São mais de 20 mil esquipes distribuídas em 4.769 municípios do Brasil, dados de outubro de 2004.

Esses dados revelam a magnitude da expansão da Saúde da Família no país que são representados pelo Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica.

O PSF reafirma os princípios básicos do SUS (Sistema Único de Saúde): universalização, descentralização, integralidade e participação na comunidade.

Atualmente o PSF é definido como Estratégia de Saúde da Família (ESF): O ESF é uma estratégia de reorganização da atenção à saúdee não prevê um tempo para finalizar esta reorganização.

A estratégia tem como ponto positivo a valorização dos aspectos que influenciam a saúde das pessoas também fora do ambiente hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com