TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orígenes

Resenha: Orígenes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Resenha  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 5

ORÍGENES

Comparada à de Orígenes, a obra dos antigos patriarcas da Igreja parece um mero prelúdio. De acordo com a experiência e o caráter pessoais eles escolheram em meio à profusão das antigas tradições cristãs aquilo que mais lhes atrai, e isso recomendam ao mundo pagão com zelo missionário, orientando-se pelas exigências e expectativas do cristianismo educado e elevado, como o cumprimento de toda a sabedoria e religião.

Eles se consideram pregadores da verdade que foi revelada, e a Bíblia, livremente interpretada, é o seu único firme apoio. Mas eles não estabelecem em nenhum lugar um corpo sistemático do pensamento teológico e, com a exceção de Clemente, o uso da filosofia e o aprendizado é um pouco amador e determinado por seus próprios interesses apologéticos e polêmicos. Eles não perceberam a natureza problemática de suas posições na igreja.

Orígenes foi provavelmente o primeiro escritor cristão que sabemos com certeza ter vindo de um lar cristão, e que recebeu educação cristã. Como Ireneu, Orígenes não veio de fora para a Igreja, ele não buscou pontes de acesso para abri-la e fazê-la inteligível para o mundo: a fé cristã era para ele um fato consumado, o centro da verdade de onde ele olhava para todas as coisas. Seu desenvolvimento intelectual avança, sem fanatismo e sem transigência, sem intervalo, tranquilamente e sem pausa. Tem-se a impressão de que este homem – cuja vida, como diz Euzébio, é ‘notável pela sua restrição à liberdade progressiva’ (H.E.VI, 2,2) – nunca perdeu um momento e nunca sofreu qualquer interrupção espiritual. O pendor intelectual também veio de seus pais.

Seu pai, Leônidas, tinha sido um mestre em Alexandria e certamente teria ensinado seu próprio filho não somente as matérias ‘encíclicas’ – matemática, gramática, retórica –, mas também o início do conhecimento cristão. No ano 202 ele foi vítima da perseguição aos cristãos. Orígenes, que tinha por volta de dezessete ou dezoito anos de idade na época, tinha encorajado seu pai em uma carta a não enfraquecer nem desistir, por amor à sua esposa e filhos. Conta-se que ele próprio só escapou do martírio porque sua mãe escondeu suas roupas e, dessa forma, impediu-o de sair. Estas foram as proteções sob as quais ele adentrou à vida adulta. Ele não possuía nada dom prazer despreocupado, às vezes quase divertido, da cultura, tão típico de Clemente, que estava fugindo da perseguição nesta mesma época.

Seu nome completo era Origines Adamantius, e ele nasceu no Egito, provavelmente em Alexandria. Quando ele era muito jovem, o seu pai foi martirizado. Na idade de 18 anos, Orígenes tornou-se chefe da escola catequética de Alexandria, onde estudou sob Clemente de Alexandria . Nos 28 anos de seu trabalho em Alexandria, Orígenes se tornou famoso por seu ensino, escrevendo prodigiosamente. Um asceta severo, ele castrou a si mesmo por zelo a pureza. Não foi ordenado padre, mas foi autorizado a pregar enquanto em viagens a Roma, Cesaréia e Jerusalém.

Por sua interpretação das Escrituras na pregação e palestras ele ganhou grande aclamação. Em Cesaréia, Orígenes fundou uma nova escola, que se tornou ainda mais ilustre do que a de Alexandria. Um de seus alunos foi São Gregório Taumaturgo. Profundo conhecedor da filosofia grega, ele era um erudito e profundo estudioso bíblico.

Orígenes tentou sintetizar os princípios fundamentais da filosofia grega, particularmente aqueles de neoplatonismo e estoicismo, com o cristianismo do credo e da Escritura, de modo a provar que a visão cristã do universo para ser compatível com o pensamento grego.

Antes de Santo Agostinho, Orígenes foi o teólogo mais influente na Igreja. Seu plano tríplice de interpretação da Escritura (literal, ético e alegórica) influenciou obras exegéticas subsequentes. Apesar da fama de Orígenes como um apologista do cristianismo, não havia dúvida quanto à sua ortodoxia. Sua mistura da filosofia pagã com a teologia cristã levou à sua condenação por Justiniano.

Orígenes estudou filosofia em Alexandria e serviu como chefe da escola catequética por 20 anos. Mais tarde, ele se estabeleceu na Palestina e fundou uma escola de filosofia e teologia. Ele viajou extensamente como um pregador, ele foi preso e torturado durante a perseguição do imperador Décio em 250, mas sobreviveu para morrer alguns anos mais tarde. Sua maior obra, a Hexapla, que comparou o hebraico corrigido original da Bíblia com quatro diferentes traduções gregas,é uma sinopse de seis versões das escrituras hebraicas. Seus escritos, influenciados pelo neoplatonismo e estoicismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com