TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade

Seminário: Obesidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

A obesidade é reconhecidamente um problema de saúde que afeta as sociedades em diversas partes do mundo, caracterizando-se na atualidade como uma epidemia com tendência a pandemia, não apenas em países industrializados, como também naqueles em desenvolvimento. O tratamento da obesidade é complexo e deve ser multiprofissional e interdisciplinar, pois, mais do que a simples redução de peso, ele deve visar a mudanças de hábitos alimentares é no estilo de vida, que devem ser mantidas para sempre.

A educação alimentar tem um papel importante em relação ao processo de transformação, recuperação e promoção de hábitos alimentares saudáveis, pois pode proporcionar conhecimentos necessários, formando atitudes, hábitos e práticas alimentares sadias e variadas. A educação alimentar defende que é possível emagrecer e manter o peso comendo diversos alimentos, já que nada deve ser proibido, desde que respeitadas as quantidades estabelecidas.

Foi realizado um estudo com 116 indivíduos, homens e mulheres, com idade entre 20 e 59 anos . Então, nove grupos de pessoas com excesso de peso participaram do programa, desenvolvido ao longo de 10 semanas com um encontro semanal para orientação alimentar e apoio psicológico e três encontros semanais para realização de atividade física. Os grupos foram formados de acordo com o grau de excesso de peso e as necessidades e anseios em comum dos participantes. Para avaliação antropométrica, realizou-se a mensuração do peso no início e no término do programa, utilizando-se balança portátil digital. A estatura no momento inicial foi aferida utilizando-se o antropometria acoplado à balança, de altura máxima de 2m e precisão de 0,1cm. Essas medidas foram utilizadas para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) (peso e altura).

No presente estudo, houve adesão de 50% dos participantes; desses, a maior porcentagem era de indivíduos com obesidade graus II e III. Isso pode ser explicado pela dificuldade que pessoas mais obesas têm de enfrentar aspectos referentes à dieta e por fatores de ordem emocional. No presente estudo, 82,8% dos participantes que aderiram ao programa tiveram risco muito elevado de complicações metabólicas no início; esse percentual, mesmo tendo sido reduzido significativamente durante o decorrer dos encontros, permaneceu em 67,2%.

A estratégia aplicada, não só para a redução de peso mas para os riscos relacionados à medida da circunferência da cintura e para a melhora da qualidade de vida, mostrou-se eficiente no tempo de desenvolvimento.

Dessa forma, novos estudos são necessários para ampliar o tema, já que são escassos os trabalhos que apresentam resultados de programas de educação alimentar em populações sem comorbidades e que abordam aspectos relacionados à adesão dos indivíduos ao tratamento proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com