TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da folha

Tese: Origem da folha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Origem da folha

O embrião, em especial a gêmula do embrião, é o ponto de origem das primeiras folhas do vegetal. As folhas subseqüentes originam-se como expansões laterais exógenas dos caules.Caule e folhas tem origem comum , diferindo estruturalmente na disposição dos tecidos.Certos aspectos de desenvolvimento foliar diferem do caulinar em decorrência das principais funções desenvolvidas por estes órgãos.

Limbo foliar

O limbo foliar ou folia corresponde à expansão laminar, freqüentemente verde, onde se observam duas faces. A face ventral, também denominada adaxial ou superior, apresenta-se geralmente brilhante. È em sua origem voltada para o caule, sendo, por isso denominada face interna. A face dorsal, também denominada abaxial, inferior, ou ainda externa , e geralmente pouco brilhante e percorrida por nervuras salientes.Pode ser estudado , levando em consideração as seguintes características : forma , onde pode ser considerado o contorno, a base, o ápice e a margem :subdivisão do limbo , nervação , coloração, consistência e superfície .

Contorno

O contorno foliar, também denominado forma foliar ou forma do limbo , dever ser considerado como uma linha imaginária que liga os pontos extremos da lamina foliar.De acordo com a forma e contorno foliar, as folhas recebem diversas designações alusivas a sua forma.Os principais tipos de folhas segundo o seu contorno , são as seguintes : lanceolada , ova , elíptica, orbicular, cordiforme, falciforme, reniforme , romboidal, linear, oblongo, obval, subulada, aciculada e sagitada.

Base

È a porção da lamina foliar onde se insere o pecíolo.Via de regra, tem posição oposta ao ápice.De conformidade com a existência de plano de simetria , a base pode ser simétrica e assimétrica.Segundo a forma pode ser atenuada ,arredondada , reentrante, amplexicaule , decurrente , cuneata e obtusa

Apice Foliar

È a parte mais externa da folha .Éa sua parte terminal.O ápice da folha apresenta variações.Assim, os principais tipos de ápices citados pela farmacopéia brasileira são :

Agudo, acuminado,obtuso,emarginado , mucronado, truncado

Margem Foliar

A margem ou borda foliar corresponde ao limite externo, periférico da lamina foliar.De conformidade com os diversos tipos de recortes que podem aparecer nas margens , as folhas podem ser chamadas de folhas de margem : inteira, sinuada ,crenada , denteada, serrilhada e revoluta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com