TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS

Artigos Científicos: CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2012  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  1.840 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS

Este é um tema que apesar de parecer muito simples, para os profissionais mais experientes, as vezes é motivo de preocupação principalmente para alunos e/ou iniciantes na profissão contábil. Nesses nossos 29 anos de experiência na área contábil temos ouvido muito os alunos e auxiliares contábeis afirmarem que contabilização da folha de pagamentos é um tema complicado. Isso se deve talvez pelo fato da folha de pagamentos ter tratamento operacional diferente de empresa para empresa, e uma diversidade enorme de proventos e descontos, além disso muitas empresas desenvolvem convênios de serviços e comércio em geral, que muitas vezes tem complexidade operacional e por isso dificulta a interpretação contábil dos menos experientes.

Pensando nessa dificuldade, e com a intenção de contribuir com aqueles que estejam iniciando neste tema, resolvemos então publicar um livro tratando somente desse assunto.

Este livro tem um objetivo bastante específico, e é focado para quem realmente quer entender e aprender a fazer a contabilização da folha de pagamento para utilizar no dia a dia da empresa. Dessa forma nos preocupamos em transmitir, além das questões conceituais, muita prática com exercícios e exemplos.

Para que se tenha maior facilidade no entendimento do tema, dividimos o livro basicamente em quatro partes, a saber:

1ª. parte, do item 1.1 ao item 1.8: serão abordados conceitos básicos da contabilidade, com ênfase no método das partidas dobradas, pois muitos dos interessados no tema não são efetivamente da área contábil, mas, sim, da área de Recursos Humanos e/ou departamento pessoal, que geralmente não conhecem a matéria contábil.

2ª. parte, do item 2.1 ao item 2.7: aqui a discussão gira em torno das rotinas e procedimentos de fechamento da folha de pagamento e das formas e alternativas diversas de contabilização desses acontecimentos.

3ª. parte, do item 3.1. ao item 3.3: dedicaremos esta parte à prática, através de exercícios continuados, com crescimento no grau de dificuldade de um para o outro. Os exercícios foram realizados utilizando-se lançamentos em diário e razonete, para facilitar o entendimento.

4ª. parte, do item 4.1 ao item 5.2: por último falaremos sobre as provisões de férias e 13º salário com espaço para o embasamento teórico e para a prática de cálculos e contabilizações.

Apesar de termos nos dedicado para incluir todas as possibilidades de acontecimentos em relação à folha de pagamento, sabemos que o universo é muito maior que esse para algumas empresas. Mas acreditamos que a base fornecida neste livro ajudará na interpretação de outros acontecimentos relacionados à folha, que poderão ser tratados por analogia.

Assim, esperamos poder contribuir com o crescimento profissional de cada um que se dispuser a entender um pouco mais sobre a contabilização da folha de pagamento, além de contribuir também para a evolução desta ciência através deste livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com