TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos Do álcool No Organismo

Dissertações: Os Efeitos Do álcool No Organismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de

biologia.

Tema:Os efeitos do álcool no organismo.

Nomes:

Efeitos do álcool no sitema cardiovascular.

Doses pequenas de álcool podem apresentar efeitos tanto prejudiciais quanto benéficos em indivíduos com um status cardiovaseular normal que não fazem uso de medicações. O etanol diminui a contratilidade miocárdia (músculo do coração) e acarreta vasodilatação periférica, resultando em uma queda discreta na pressão sangüínea associada a um aumento compensatório na freqüência e no débito cardíacos (a pressão cai e o coração começa a bater mais rápido). A elevação do consumo de oxigênio pelo coração induzido pelo exercício após a ingestão de álcool é maior que quando ele bate normalmente.

Por outro lado, a ingestão de um ou dois drinques diários no máximo, durante um longo período de tempo, pode reduzir o risco de morte por problemas cardiovaseulares, talvez devido a um aumento da fração colesterol-lipoproteina de alta densidade (HDL - podemos dizer: "o colesterol bom"), ou devido a alterações nos mecanismos de coagulação.

Em conseqüência, a ingestão abundante de bebidas contribui de forma significativa para as causas reversíveis de hipertensão leve a moderada. A ingestão crônica abundante de bebida pode causar miocardiopatia, com sinais e sintomas que variam desde arritmias inexplicadas (o coração bate fora de compasso), na presença de comprometimento ventricular esquerdo, até a insuficiência cardíaca com dilatação de todas as quatro câmaras e hipocontratilidade do músculo cardíaco. Trombos podem formar-se no átrio ou ventrículo esquerdos, enquanto um aumento cardíaco superior a 25% pode acarretar insuficiência mitral (uma das válvulas do coração - corresponde a grave problema). Finalmente, existe uma associação entre acidente vascular cerebral (AVC) e alcoolismo, sobretudo nas primeiras 24 horas após o consumo abundante de bebidas.

Efeitos do álcool no sistema nervoso.

Por que quando bebemos ficamos confusos e sem coordenação motora?

“O álcool é solúvel em água e rapidamente absorvido no estômago e intestino. Inicialmente causa liberação de opióides endógenos, causando euforia. Posteriormente, ativa receptores inibitórios GABA e inibe receptores excitatórios glutamato, causando efeitos sedativos, ansiolíticos, falta de coordenação e distúrbios cognitivos”, conta Antonio

Beuttenmuller.

Como o álcool destrói os neurônios e suas conexões?

O álcool age negativamente no sistema nervoso por diversas vias. Primeiro, há uma toxicidade direta da substância aocorpo do neurônio e ao seu prolongamento (axônio). O álcool em excesso destrói diretamente células, conexões e redes inteiras. “O cérebro de quem bebe demaisenvelhece precocemente e pode ficar atrofiado. Além do efeito direto, quem bebe está mais sujeito atraumas na região da cabeça e a carência de algumas vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com