TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Microtubulos Na Medicina

Por:   •  2/4/2020  •  Artigo  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

São filamentos longos, formados por uma proteína denominada tubulina. Seu diâmetro tem em torno de 25 nanômetros e sua principal característica é a rigidez. Os microtúbulos sempre apresentam uma das extremidades ligadas a um Centro Organizador de Microtúbulo.

"Moléculas, cistos e organelas dentro de uma célula são constantemente transportadas através de uma rede de microtúbulos entrecruzados, que funcionam como linhas de um sistema bem elaborado de via férrea. Como, de uma forma geral, os neurônios não se regeneram ou se dividem, como fazem outras células do organismo, a eficiência no tráfego da carga, durante a vida de um neurônio, é fundamentalmente importante", afirma Matthew Farrer.

Rompimentos nesse sistema de via férrea têm sido observados em muitas doenças neurodegenerativas, mas esses problemas têm sido vistos, geralmente, como subprodutos do distúrbio, em vez de a causa, dizem os pesquisadores.

Os microtubulos são longos filamentos formados por uma proteína chamada de tubulina. Funcionam como linhas de um sistema bem eleborado. De forma geral, os neurônios não se regeneram ou se dividem. O rompimentos nesse sistema tem sido observados em muitas doenças neurogenerativas.

A patologia neurodegenerativa que iremos tratar é o Alzheimer, que está frequentemente associada à idade, onde as manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas que resultam em deficiencia progressiva e incapacitação. Em via de regra, um dos primeiros aspectos clínicos é a deficiência da memória recente, pois as lembranças remotas são mantidas até um certo estágio da doença. Além dos problemas de atenção e clareza verbal, diferentes funções cognitivas agravam a medidade que a patologia evolui, entre elas a capacitade de realizar cálculos, a capacidade de utilizar objetos comuns e ferramentas. Esses sintomas são normalmente acompanhados por disturbios comportamentais.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R.; BIOLOGIA: Biologia das Células; Parte II; 4° edicação; Editora Moderna; São Paulo 2015.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO J.; Histologia Básica: Texto e Atlas; 12° edição; Editora Guanabara Koogan; Rio de Janeiro 2013

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER, O que é Alzheimer?, Disponível em: < http://abraz.org.br/web/sobre-alzheimer/o-que-e-alzheimer/ > Acesso dia: 31/03/2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com