TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais sintomas da menopausa

Artigo: Os principais sintomas da menopausa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

MENOPAUSA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a menopausa se define como sendo a interrupção das menstruações resultante do término da atividade folicular ovariana. A perimenopausa ou climatério é o período em que se iniciam as manifetações endocrinológicas, biológicas e clínicas imediatamente anteriores à menopausa, e que se estende até o final do seu primeiro ano. A pós-menopausa é definida como a época que começa a partir da menopausa, desde que tenha sido observada 12 meses de amenorréia espontânea (28).

O início do climatério é variável de mulher para mulher, começando aproximadamente aos 40 anos, tendo como média 47-48 anos. No climatério, a produção de estrogênio do ovário vai gradativamente diminuindo (29).

A menopausa pode ocorrer precocemente em fumantes, naquelas mulheres com má nutrição ou doença crônica, ou nas que tiveram perda do material genético do braço longo do cromossomo X (30).

Os principais sintomas da menopausa são: (1) Instabilidade emocional, depressão, irritabilidade fácil, choro, insônia, cefaléia, insatisfação, angústia; (2) Alteração do padrão menstrual, inclusive ciclos anovulatórios, fertilidade diminuída, fluxo diminuído – às vezes, hipermenorréia e freqüência irregular da menstrução; (3) Instabilidade vasomotora (calores, suores) – “fogachos), que são ondas de calor seguidas de suores frios, extremamente desconfortáveis, que perturbam o sono da mulher; (4) Ressecamento vaginal, prurido vulvar, dificuldades urinárias e cistite. Temos queixas como: andralgias, mialgias, diminuição do brilho dos cabelos, do frescor da pele e também de manifestações metabólicas como osteoporose (29).

Outros desconfortos comuns que as mulheres relatam no período da menopausa são: dor de cabeça, fadiga, tontura, insônia, humor instável, palpitações, formigamento nos dedos artelhos, falta de ar, aumento de peso, dores nas articulações, nervosismo e irritabilidade (31).

A maior parte das mulheres sentirá alguns desses desconfortos durante a menopausa, mas poucas terão todos eles. Num estudo realizado, cerca de dezesseis por cento das mulheres não tinham nenhum sintoma (31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com