TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais sintomas da depressão

Artigo: Os principais sintomas da depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Artigo  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  477 Visualizações

DEPRESSÃO

O cérebro é formado por células que se comunicam entre si através de substâncias químicas chamadas neurotransmissores e quando por algum motivo esses neurotransmissores não estão ‘funcionando’ corretamente ( um neurônio receptor captura menos neurotransmissores e o sistema nervoso funciona com menos do que precisa normalmente), começa a sentir-se sem energia, sem concentração e memoria fraca. A falta dos neurotransmissores: endorfina, noradrenalina, serotonina e dopamina, que originam a depressão.

Sintomas

Principais sintomas são: tristeza, desânimo, insônia, apatia, falta de vontade de fazer coisas simples e rotineiras, como tomar banho, estar com pessoas que lhe agradam, etc. Algumas vezes ataques de ansiedade, tremor e ataques de pânico.

Alguns fatores que causam a depressão

A depressão é uma doença com várias causas envolvidas no seu aparecimento.

Algumas teorias referem uma explicação genética e alguns estudos corrobam à existência de uma tendência familiar.

Existem fatores denominados psicodinâmicas, que são as relações do doente com o meio particular, com os pais ou educadores ao longo do seu desenvolvimento. Os fatores sociais como a vulnerabilidade das classes sociais baixas, o desemprego, uma perda familiar, algum acontecimento traumático, podem também originar a doença.

Tratamento

A depressão pode ser tratada com remédios antidepressivos, que corrigem o metabolismo dos neurotransmissores. Em contrapartida, estudos desenvolvidos por portugueses, apontam que é possível tratar a depressão (de nível leve a moderada), sem medicamentos, apenas através de Psicoterapia. Sendo comparados duas formas de terapia : cognitivo-comportamental e outra focada nas emoções.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com