TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osproizvodstve assexuada

Seminário: Osproizvodstve assexuada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Seminário  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Neste trabalho sobre a Reprodução Assexuada concluímos que esta é uma reprodução sem gâmetas e sem fecundação, existindo apenas um único progenitor. Este tipo de reprodução tem a vantagem de se reproduzirem muito rapidamente.

• o fungo do bolor da compota e do bolor do figo reproduzem-se assexuadamente por esporulação. Durante a esporulação, existe uma formação de células reprodutoras especiais, denominadas de esporos, que se desenvolvem a partir de um esporângio (este pode ser uni ou pluricelular). Esta produção de esporos é muito pouco frequente nos animais, acontecendo o contrário nas plantas. Muitos esporos são imóveis, outros possuem estruturas que lhes permitem movimentar-se (são os zoopóros). Estes são, frequentemente, protegidos por uma parede espessa, que lhes permite resistir a condições ambientais desfavoráveis, constituindo um meio excelente de dispersão geográfica.

Após observarmos o fungo do bolor da compota e o fungo do bolor da fruta ao microscópio, concluímos que os seus esporos possuem denominações diferentes.

Assim, o processo de formação de esporos, a partir dos esporângios, pode ser:

• Endogenético, no caso do fungo da compota

• Exogenético, no caso do fungo do figo.

Na produção de esporos, pelo processo endogenético, cada esporo desenvolve uma membrana de células própria, não havendo aproveitamento da membrana da célula mãe. Os esporos que se formam no interior dos esporângios denominam-se endósporos.

No caso do processo exogenético, a célula mãe liberta os esporos por um processo de estrangulamento, em que a membrana que envolve os esporos forma-se como aproveitamento da membrana do esporângio. Os esporos que se formam no exterior do esporângio têm o nome de exósporos.

Reflexão:

Neste trabalho sobre a Reprodução Assexuada concluímos que esta é uma reprodução sem gâmetas e sem fecundação, existindo apenas um único progenitor. Este tipo de reprodução tem a vantagem de se reproduzirem muito rapidamente.

Concluímos que os fungos podem-se reproduzir assexuadamente por esporulação, ou seja, a germinação dos esporos, dando origem a novos indivíduos. As leveduras podem-se reproduzir assexuadamente por gemulação, ou seja, multiplicação das leveduras (formando um pequeno gomo), dando origem a novos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com