TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPRODUÇÕES ASSEXUADAS

Exames: REPRODUÇÕES ASSEXUADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

REPRODUÇÕES ASSEXUADAS:

Através da reprodução assexuada um organismo adulto (matriz) se multiplica, originando descendentes com características genéticas idênticas a si, ou seja, sem variabilidade gênica. A prole conjuga as mesmas informações cromossomiais herdadas de um organismo genitor. Os principais meios de reprodução,assexuada,são:

Estrobilização - formação de estróbilos que dão origem a novos seres (ex: corais)

Multiplicação vegetativa - nas plantas, as estruturas vegetativas, raízes, caules ou folhas, por vezes modificadas, originam, por diferenciação, novos indivíduos.(ex: cenouras(raízes), batateira (tubérculo), fetos (rizoma), Bryophyllum (folha).

Apomixia - produção de sementes sem fecundação dos óvulos.

Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias(platelmintos).

Partenogênese → desenvolvimento de um organismo a partir de gametas (óvulos)não,fecundados.

Divisão binária, bipartição ou cissiparidade

Este tipo de reprodução é o processo em que uma célula se divide em duas, por mitose, e origina duas células geneticamente idênticas. Encontramos este tipo de reprodução em bactérias e protozoários.

Brotamento ou gemiparidade

Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indivíduo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.

Regeneração

Alguns organismos possuem uma capacidade de regeneração muito grande. Quando algum fragmento é retirado, ao encontrar condições ideais de sobrevivência, pode se regenerar e dar origem a um novo indivíduo. Isto pode acontecer nas planárias, esponjas e algumas plantas.

Algumas partes de certas plantas, ao serem destacadas e implantadas no solo, ou imersas em água, desenvolvemraízes e dão origem à novas plantas. Esta prática e chamada de estaquia e é muito utilizada em jardinagem.

Planárias geradas após a regeneração Foto: UCLA.

Esporulação

A esporulação é o processo de reprodução onde os organismos produzem esporos que são liberados no ambiente e quando encontram condições favoráveis, germinam. Encontramos este tipo de reprodução em bactérias, fungos e algas.

Divisão ou Fissão múltipla – o núcleo da célula-mãe divide-se em vários núcleos. Cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana, dando origem às células-filhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com