TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propagação assexuada de citrus

Por:   •  29/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.618 Palavras (31 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Faculdade de Ciências

Agrárias Departamento de Agronomia

REVISÃO DE LITERATURA: Propagação assexuada de citros.

Diamantina

2019

Bárbara Macedo

Josiely Borges

Marielena Rangel

Shara Gomes

REVISÃO DE LITERATURA: Reprodução assexuada de citros

 apresentada como parte dos requisitos

avaliativos da disciplina AGR 059 – Propagação de plantas ao docente

Prof. Dr. André Cabral França.

Diamantina

2019

SUMÁRIO

Resumo         04

1.0 INTRODUÇÃO        05

1.1 Propagação de frutas         05

2.0 PROPAGAÇÃO SEXUADA         06

2.1 Porta-enxerto         06

2.2 Escolha das plantas matrizes        08

2.3 Dormência de sementes         08

3.0 PROPAGAÇÃO ASSEXUADA         08

3.1 Vantagens da propagação vegetativa         08

3.2 Tipos de propagação vegetativa         08

3.2.1 Enxertia         09

Borbulhia         10

Garfagem         11

Encostia         12

3.2.2 Micropropagação        13

3.2.3 Microenxertia         15

3.2.4 Estaquia         17

3.2.5 Alporquia         18

4.0 Considerações finais         20

5.0 Referências         21


Resumo

A maioria das espécies de citros originou-se nas regiões tropicais e subtropicais do Sudeste Asiático abrangendo ampla faixa de terra. A origem de algumas das espécies de citros não é conhecida com precisão, pois pode se observar que as plantas das diferentes espécies que constituem o gênero Citrus vêm sendo disseminadas e utilizadas pelo homem por muitos anos, sem que houvesse nenhum tipo de registro dessa movimentação, que ocorreu principalmente na forma de frutos e sementes de um local para outro. Os citros podem ser propagados por duas formas, sexuada e assexuada, assim como as outras frutíferas. O que auxilia na escolha de qual método utilizar para realizar a propagação são as características da espécie a ser multiplicada levando em consideração que cada método apresenta vantagens e desvantagens, dessa forma torna-se necessário estudar os dois processos, suas características, vantagens, desvantagens e as etapas adotadas em cada uma dessas formas de propagação, que são os assuntos que serão abordados neste documento.

  1.  Introdução

De descendência asiática, as plantas cítricas foram inseridas no Brasil pelas primeiras expedições colonizadoras, possivelmente na Bahia. No entanto aqui encontraram melhores condições para vegetar e produzir do que nas próprias regiões de origem, com isso as citrinas se expandiram para todo o país. Atualmente, compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus e outros gêneros afins (Fortunella e Poncirus) ou híbridos da família Rutaceae, representado, na maioria, por laranjas (Citrus sinensis), tangerinas (Citrus reticulata e Citrus deliciosa), limões (Citrus limon), limas ácidas como o Tahiti (Citrus latifolia) e o Galego (Citrus aurantiifolia), e doces como a lima da Pérsia (Citrus limettioides), pomelo (Citrus paradisi), cidra (Citrus medica), laranja-azeda (Citrus aurantium) e toranjas (Citrus grandis).

No Brasil a citricultura detém a liderança mundial e têm se destacado pela promoção do crescimento sócio-econômico, contribuindo com a balança comercial nacional e principalmente, como geradora direta e indireta de empregos na área rural. As laranjeiras, as tangerineiras, as limeiras ácidas e os limões verdadeiros são os principais tipos de citros cultivados no Brasil. As laranjeiras [Citrus sinensis (L.) Osbeck] são os citros de maior importância econômica, sendo divididas em grupos: Comum, Umbigo, Sem Acidez e Sanguíneas (HODGSON, 1967). O fruto é consumido na forma “in natura”, porém, 50 a 55% é industrializado para a produção de suco. O caule das plantas podem ser utilizados na forma de lenha. Algumas espécies são utilizadas na produção de ácido cítrico e também na produção de matéria-prima para a indústria farmacêutica. No Brasil, a produção de citros ocorre principalmente no Estado de São Paulo, onde encontram-se cerca de 85% da produção brasileira de laranjas (14,8 milhões t; 700 mil ha); também, na ordem de aproximadamente 1,5 milhão t, destaca-se a produção de Tahiti e tangerinas, como a Ponkan e o tangor Murcott. Outros estados como Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul contribuem para o agronegócio dos citros com a produção, principalmente, de laranjas, tangerinas e Tahiti. As laranjas representam a principal espécie cítrica cultivada no País. A pujança da produção brasileira deve-se ao grande mercado mundial de exportação de suco. Com o conhecimento das qualidades nutricionais, a demanda para o suco cítrico tem crescido. (Artigo da introdução)

1.1   Propagação de frutas

A propagação das plantas envolve a multiplicação de indivíduos através de métodos sexuais ou assexuais e teve início com a ampliação da população na terra desde o advento da civilização. Progressos no desenvolvimento da agricultura foram obtidos após a seleção das espécies de plantas de interesse e do desenvolvimento de técnicas de reprodução dessas espécies em larga escala, preservando características de interesse do homem. Os métodos de melhoramento genético foram incrementados após a divulgação dos trabalhos de Gregor Mendel, em 1860. A explosão dos conhecimentos genéticos resultou no desenvolvimento de novas e importantes cultivares. Os progressos no melhoramento vegetal não teriam qualquer significado se métodos de propagação e de manutenção desses melhoramentos não tivessem sido paralelamente desenvolvidos (PEIXOTO,2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.5 Kb)   pdf (246.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com