TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteologia Das Aves

Ensaios: Osteologia Das Aves. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 4

OSTEOLOGIA DE AVES

As aves apresentam ossos pneumáticos, preenchidos por ar. Alguns sacos aéreos se localizam no interior de ossos planos e longos. O esqueleto das aves é extremamente leve, porém a concentração de fosfato de cálcio nos ossos é bastante elevada e conferem uma camada cortical proporcionalmente mais densa. Além disso, a cavidade medular dos ossos contém trabéculas ósseas no seu preenchimento. Boa parte da coluna vertebral é fusionada, enquanto em mamíferos apenas as sacrais são fusionadas. As aves tem uma variação no número de vertebras cervicais, portando uma maior mobilidade cervical. Os ossos dos membros são simplificados por fusão em parte deles.

O crânio é basicamente composto pelos mesmos ossos dos carnívoros, com uma extensão rostral chamada de osso prémaxilar, que serve de base para o bico – composto por tecido queratinizado (não possuem osso incisivo). A parte inferior do bico é chamada de mandíbula. Contém uma abertura nasal e não apresenta narina verdadeira. A cavidade craniana é pequena e a cavidade orbitária é grande. A cavidade orbitária esquerda e direita são separadas apenas por uma fina membrana fibrocartilaginosa chamada septo interorbitário, que apresenta um forame interorbitário por onde passa o nervo óptico. No osso temporal das aves existe uma abertura timpânica que contém a membrana timpânica e as aves não possuem orelha externa. O Arco jugal corresponde, no mamífero, ao arco zigomático. O arco jugal está conectado ao osso quadrado caudalmente e ao maxilar rostralmente, desempenhando um papel importante no mecanismo de abertura do bico. Nas aves existe apenas um côndilo do occipital e o atlas possui forma de disco, o que permite o movimento de rotação lateral do pescoço.

O pescoço das aves é formado, em média, por 16 vértebras cervicais: Atlas, Axis, terceira vértebra cervical, quarta...

Na região torácica existe um osso chamado notarium, formado pela fusão das duas últimas vértebras cervicais com as três primeiras vértebras torácicas. Caudalmente ao notárium existe a quarta vértebra torácica chamada de vértebra torácica livre. Caudalmente à vértebra torácica livre forma-se outro osso chamado sinsacro, união das vértebras lombares com as sacrais. Caudalmente ao sinsacro existe um número variável de vértebras caudais livres, sendo que as últimas vértebras caudais se fusionam para formar o osso pigóstilo, é de forma pontiaguda que serve para inserção das penas da cauda.

O osso coxal é formado pelo ílio, ísquio e púbis, porém não existe uma sínfise pélvica, mas sim uma abertura que possibilita a passagem do ovo. O maior osso é o ílio, e o púbis corresponde a uma pequena e fina aste localizada ventralmente ao ísquio. As aves têm uma única cavidade corporal chamada cavidade celomática. A proteção lateral da cavidade celomática é feita pelas costelas em números de cinco ou seis costelas (forma de letra Y) que estão articuladas entre si através dos processos uncinados. As costelas flutuantes ficam mais craniais e as costelas esternais ficam mais caudais, inversamente aos mamíferos. Algumas aves não apresentam costelas asternais.

Nos esterno se inserem os principais músculos do voo. O osso esterno é composto por uma quilha (carina) mediana bem desenvolvida, apresenta rostralmente uma superfície articular para o osso coracóide e a sua parte mais cranial é chamada rostrum. No esterno existem três processos: craniolateral, caudolateral, torácico. Na parte caudal da quilha existe a trabécula medial sobre a qual localiza-se a incisura medial.

O membro torácico possui três ossos mais proximais: escápula, fixa nas costelas, bem plana e delgada; Osso coracóide, bastante forte, articulado com a escápula, esterno e clavícula; Clavícula. Ocorre uma fusão no plano mediano entre as clavículas, chamado de fúrcula. O osso do braço é o úmero, que apresenta duas estruturas principais: canal triósseo e crista ou tubérculo peitoral (inserção do m. peitoral). Enquanto nos mamíferos o rádio é o osso principal e a ulna é um osso acessório, em aves ocorre o inverso, a ulna é o osso principal apresentando um grande espaço interósseo. Existem apenas dois ossos cárpicos: osso cárpico radial e osso cárpico ulnar. A fusão de parte dos ossos da fileira distal do carpo com o metacarpo origina um osso chamado carpometacarpo. As aves apresentam o primeiro dedo, terceiro e quarto. Duas falanges no primeiro e terceiro dedo e apenas uma falange no quarto dedo.

O membro pélvico tem como osso mais proximal o fêmur, que apresenta uma cabeça e um trocanter maior. Na região distal e cranial do fêmur, localiza-se a patela. Distalmente à articulação distal do fêmur localiza-se o osso mais longo da ave, fusão entre tíbia e tarso ou osso tíbiotarso. A fileira mais proximal do tarso se funde a tíbia e a fileira mais distal do tarso se funde ao metatarso formando o osso tarsometatarso. A articulação do tornozelo é feita pelos ossos tibiotarso e tarsometatarso. A maioria das aves apresenta quatro dedos com número variante de falanges.

Galináceos: dedo I/ duas falanges, dedoII/ três falanges, dedo III/ quatro falanges dedo IV/ cinco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com