TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO 1 HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho Universitário: PORTFÓLIO 1 HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  1.842 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Transcreva o artigo da CLT que traz a fundamentação legal da NR4, SESMT.

A Norma Regulamentadora 4, cujo título é Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de organizar e manter em funcionamento os Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador, no local de trabalho. A NR 4 tem sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, no artigo 162 da CLT.

2 – O que uma empresa deve fazer para conhecer da sua obrigação de manter SESMT? Descreva passo a passo.

A empresa deve conhecer da sua obrigação de manter a SESMT, conhecer qual o CNAE da empresa e consultar o Quadro I da NR4, para determinar o Grau de Risco de sua atividade econômica, consulta o Quadro II da NR4, ser devidamente registrado no DRT, mediante requerimento, contendo: nome dos profissionais; nº de registro no conselho ou no Ministério do Trabalho, grau de risco da empresa, nº de funcionários, horário de trabalho do estabelecimento; e horário de trabalho de cada um dos profissionais.

3 – De acordo com a NR4, uma empresa que tem como atividades “coleta de resíduos perigosos” e que mantenha 500 empregados, deverá ter quantos profissionais de segurança do trabalho? Justifique.

A empresa que realiza a coleta de resíduos perigosos está enquadrada no grau 3 então por esse motivo será necessário um quadro composto por 2 técnicos de segurança do trabalho.

4 – Quais as diferenças de funções entre a CIPA e o SESMT?

A CIPA se refere à equipe de funcionários da própria empresa escolhidos a partir de eleição, com o objetivo de apontar e indicar e consequentemente procurar reduzir os possíveis riscos ocupacionais, já que mais do que qualquer outro, estão cotidianamente lidando com eles. Já o SESMT se refere à equipe de profissionais especializados em SMT que são dimensionados de acordo com o CNAE, a partir do grau de risco da empresa e do número de funcionários. Trata-se de uma intervenção utilizando conhecimentos científicos para a redução dos riscos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com