TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTESE TOTAL

Exames: PROTESE TOTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  5.722 Palavras (23 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 23

DEFINIÇÃO DE PRÓTESE TOTAL (PT)

INTRODUÇÃO

Segundo pesquisas, descobriu-se que a primeira dentadura foi confeccionada em 1962, por Celton Nuck, que esculpiu a peça protética usando um pedaço de dente molar de hipopótamo. Após algum tempo, desenvolveram-se trabalhos em marfim de hipopótamo e dentes naturais conseguindo-se uma estética um pouco mais aprimorada, porém pouco funcional.

O uso de gesso e materiais de moldagem juntamente com a godiva foi facilitando o aperfeiçoamento da técnica e gradativamente a quantidade das próteses totais.

Em 1774, Poassy desenvolveu a fabricação de dentes de porcelana, mas havia pouco senso anatômico. Em 1944, observou-se a preocupação anatômica e estética cuja capacidade artística era inigualável e os modelos foram individualizados em 1914.

O problema da confecção dos dentes foi resolvido, porém o material adequado para a base de dentaduras ainda era um item muito complicado. Houve diversas tentativas no uso de ouro estampado sobre o modelo e outros metais, mas não houve sucesso. Em 1884, as pesquisas resultaram no aperfeiçoamento lento da borracha vulcanizada para base de dentaduras, cujo nome comercial denominou-se Vulcanite.

Durou aproximadamente um século o uso da borracha vulcanizada, até o surgimento das resinas acrílicas por volta de 1927. A substituição do vulcanite se deu em 1943, tornando-se popular a resina acrílica para bases de dentaduras.

CONCEITOS E FINALIDADES

A palavra prótese tem origem no grego, em que “pro” significa diante, em lugar de; e “thesis”, colocar. Todavia, esta palavra (prótese), etimologicamente, corresponde à colocação de algo sobre alguma outra coisa, e até mesmo no lugar de outra. Explicando cientificamente, a prótese é “a parte da terapêutica cirúrgica que tem por objetivo recolocar, mediante uma preparação artificial, um órgão perdido totalmente ou em parte, ou ocultar uma deformidade” (ALTUBE, 1960).

Assim,

Prótese Total é o aparelho protético, mecânico, do tipo mucoso-suportado, que funciona na cavidade oral, destinado a substituir todos os dentes do arco dental, assim, a Prótese Total, deve constituir um conjunto harmônico com a função neuromuscular normal, que são funções complexas e altamente individuais. Funções como a fala, a mastigação, a deglutição, o sorriso e a risada, são diretamente afetadas pela ação sinérgica do aparelho protético com a língua, lábios, bochechas e assoalho da boca (BERESIN & SCHIESSER, 1976).

Logo, dentro deste conceito os seguintes pontos definem as finalidades da prótese:

1- Restaurar a função mastigatória;

2- Restaurar as medidas e contornos da face segundo a estética;

3- Corrigir os defeitos da fonética devido à perda dos dentes;

4- Restaurar não produzindo lesões ao paciente Notamos que esse conceito é fundamentalmente biológico, pois é essencial que os aparelhos, ao restaurar algumas funções, não prejudiquem outras.

MOLDAGEM

O termo “moldagem” pode ser definido como o ato de reproduzir em negativo os detalhes anatômicos e o contorno da área basal, por meio da ação dinâmica das estruturas relacionadas com a prótese. Levin (1984) e Zarb et al. (1997) descrevem a preservação dos tecidos bucais, a estabilidade, a retenção, o suporte e a estética como sendo os objetivos fundamentais a serem alcançados durante o ato de moldar o paciente desdentado total. Além disso, as moldagens devem proporcionar a confecção de bases de próteses totais que respeitem os limites de tolerância fisiológica dos tecidos de suporte.

As moldagens podem ser divididas em dois tipos: preliminar, ou anatômica, e funcional, ou secundária. Por meio da moldagem preliminar, pode-se obter a reprodução da área basal, avaliar as inserções musculares que vêm terminar na zona de selado periférico, saber se há ou não necessidade de cirurgias pré-protéticas e obter o modelo de estudo sobre o qual será confeccionada a moldeira individual. A área basal a ser obtida nos modelos de gesso pode ser dividida em: zona principal de suporte, zona secundária de suporte (zona de estabilidade), selado periférico e zonas de alívio.

Segundo Tamaki (1988), moldagem em prótese total é um conjunto de atos clínico que visam obter a impressão da área basal, por meio de materiais próprios e moldeiras adequadas. Na odontologia, ainda considerando Tamaki, a primeira moldagem total de boca foi realizada em 1783, por Mathias Purman, utilizando cera de abelha.

Ao longo dos anos, inúmeras técnicas de moldagem para prótese total têm sido descritas cada uma prescrevendo um tipo de material.

Todos os autores são unânimes em afirmar que, para obter resultados satisfatórios nas moldagens em Prótese Total, necessita-se de moldeiras individuais.

O principal objetivo da moldeira individual, confeccionada sobre um modelo preliminar, é o de receber o material para moldagem funcional com a finalidade de obter a mais perfeita reprodução da área basal.

Já a principal finalidade da moldagem funcional é a de obter a retenção do futuro aparelho, com um bom assentamento da base da prótese total sobre a área basal, resultando em conforto ao paciente.

Para isto, necessitamos que a moldeira individual seja muito bem executada, sem alteração e respeitando os limites gerais da área basal.

MOLDAGEM INICIAL (ANATÔMICA) OU PRELIMINAR

O objetivo da moldagem anatômica é de:

• cópia da conformação geral da boca

• afastamento da mucosa móvel ao máximo possível, recebendo ao mesmo tempo as suas impressões em um estado de tenção.

• com sua moldagem obtêm-se: uma delimitação correta da área basal , registro da tonicidade das

• inserções musculares na zona selada periféricas se há ou não necessidade de cirurgia pré-protética e confecção da moldagem individual.

CONFECÇÃO DE MOLDEIRA INDIVIDUAL - MOLDEIRAS EM GERAL

1- Estoque - são aquelas encontradas no comércio prontas, em jogos de tamanho padrão, feitos de várias maneiras e em vários tamanhos.

2- Individual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com