TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parasitismo

Artigo: Parasitismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  2.118 Visualizações

Página 1 de 4

Parasitismo

Vantagens e desvantagens

Introdução

“O corpo de um ser vivo, digamos de um animal superior, para maior facilidade de compreensão, oferece nichos potenciais para outros organismos. Eles invadem aquele, quer à procura de alimento, quer em busca de abrigo, quer para obter ambas as coisas”.

O enfoque ecológico no estudo do parasitismo tem mostrado uma enorme riqueza de conseqüências. No seu processo de evolução, os seres vivos se têm adaptado às mais diferentes condições do meio ambiente. Assim, como foi possível a passagem da vida aquática para terrestre, da mesma maneira que o homem se tem adaptado às regiões geladas ou aos desertos quentes, algumas espécies encontraram condições de vida no interior de outro ser. Ora, um ser vivo constitui um meio que pode oferecer uma série de vantagens, sobretudo em termos de alimento e proteção. Se algumas vezes surgem problemas em relação a reprodução e perpetuação da espécie, eles têm sido sempre resolvidos de maneira satisfatória.

Vantagens e desvantagens vai o organismo encontrar no seu meio ambiente, seja este constituído pelo meio físico, ou por outro organismo.

Condições como a temperatura, por exemplo, da mesma maneira que afeta a distribuição das espécies de vida livre, também interfere em relação às espécies parasitas. A parasitemia em Ranacatesbeiana infectada por Trypanosoma rotatorium é profundamente influenciada pela temperatura. Observações antigas, já haviam mostrado a sua importância na resistência da galinha e da rã, ao tétano e ao carbúnculo. Barrow chama a atenção para a influência da temperatura na infecção da salamandra pelo Trypanosoma diemyctili.

Assim como em ambientes em que há carência de alimento as populações vão apresentar determinadas alterações, o mesmo vai acontecer com os animais parasitos.

Na busca de condições ideais de sobrevida, em termos de melhor alimentação e condições de reprodução, o parasito invade os diferentes órgãos e tecidos do hospedeiro. Os limites são impostos pelas necessidades metabólicas do parasito, e pelas respostas fisiológicas do hospedeiro. Os parasitas são companheiros quase inevitáveis da existência animal organizada. Essa forma de vida foi adotada por vários organismos e apresenta algumas vantagens e desvantagens.

A principal vantagem do parasitismo é a reprodutiva, pois apesar da quantidade de energia desprendida para a reprodução ser muito grande, ele deixa um número elevado de descendentes. Em compensação os parasitas são organismos pouco evoluídos, pois não conseguem completar seu ciclo de vida sem a participação de hospedeiros.

O parasita tem a vantagem de não estar exposto às intempéries do meio ambiente, mas acaba exposto aos mecanismos de defesa do hospedeiro.

O que é parasitismo?

Modo de vida de um ser animal ou vegetal que retira de outro sua nutrição, sem fazer que este morra.

Infestação por parasitos.

O que é um hospedeiro?

O hospedeiro é o organismo que dá ao parasita "uma carona". Os parasitas infectam outros organismo de duas formas: através da ingestão e da injeção. Ingestão ocorre quando um alimento ou outra matéria contendo ovos ou larvas do parasita é comido ou inalado. O parasita então se fixa no hospedeiro ou se move pelo sistema até chegar na área alvo (coração, pulmões, estômago, intestinos, etc.) e se fixa nela. A injeção ocorre quando um hospedeiro diferente morde um novo organismo e transfere parasitas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com