TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Ciências Leia o Texto Sobre Parasitismo

Por:   •  28/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA ODILA

Aluno (a): ____________________________________________________________________

Série: _________                                                                                       data: ____/_____/_____

Avaliação de Ciências

Leia o texto sobre Parasitismo

O parasitismo é um tipo de simbiose em que um dos organismos envolvidos (hospedeiro) é prejudicado, ou seja, não obtém qualquer benefício e também sofre danos com a relação. Por outro lado, o parasita encontra o seu modo de sobrevivência nesta relação. Este tipo de relacionamento continua até que um dos dois indivíduos (parasita ou hospedeiro) morre.

Dentro desta relação, cada membro pertence a uma espécie diferente. O parasita precisa viver no hospedeiro para obter alimento, muitas vezes material genético para a criação das suas próprias proteínas, e também encontra o seu habitat no hospedeiro, sem o qual não poderia viver.

Por todas estas razões, os parasitas são organismos que necessitam de uma relação próxima e contínua com um hospedeiro (de outra espécie), que lhe ofereça alimento, enzimas digestivas ou materiais e o estimule a se desenvolver ou reproduzir.

Tipos de parasitismo:

  • Classificação taxonómica: taxonomicamente, os parasitas são classificados como fitoparasitas quando parasitam plantas e zooparasitas quando infectam animais. Na parasitologia, uma ciência que estuda os parasitas, apenas se tratam os zooparasitas.
  • Classificação de acordo com o nível de dependência que o parasita tem do hospedeiro:
  • Parasita opcional: aquelas espécies parasitárias que são capazes de viver através de outra forma de vida que não a parasitária.
  • Parasita obrigatório: são aqueles que não podem viver fora do hospedeiro, já que dependem totalmente dele para qualquer estágio de desenvolvimento.
  • Parasitas acidentais: parasitas que erroneamente acabam dentro de um animal que não é o seu hospedeiro habitual e ainda assim consegue sobreviver.
  • Parasita errático: parasitas que vivem dentro de animais geralmente o fazem em um órgão ou tecido específico. Um parasita que se encontra num órgão que não é o seu hospedeiro habitual é conhecido como um parasita errático.

Classificação de acordo com a localização do parasita dentro do hospedeiro:

  • Endoparasita: estes são os parasitas que precisam viver dentro do hospedeiro, como o coração, pulmões, fígado ou trato digestivo.
  • Ectoparasita: eles vivem no hospedeiro, mas nunca dentro dele. Por exemplo, na pele ou no cabelo.
  • Classificação de acordo com o período de tempo que o parasita mantém o hospedeiro parasitado:
  • Parasitas temporários: a fase de parasitação é temporária e ocorre apenas na superfície do animal (hospedeiro), nunca no interior. O parasita alimenta-se do hospedeiro, da sua pele ou do seu sangue, por exemplo.
  • Parasita periódico: o parasita precisa de passar uma das suas fases de vida (ovo, larva, juvenil ou adulto) dentro do hospedeiro, depois ele viverá livremente.
  • Parasita permanente: o parasita deve passar toda a sua vida dentro ou fora do hospedeiro, se quiser sobreviver.

  1. De acordo com o texto responda as questões a seguir:
  1. Quais são os seis tipos de parasitismo? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  2. O que é parasitismo? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  3. Cite três tipos de classificação do parasita dentro de um hospedeiro. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Marque corretamente:
  1. Animais invertebrados são:

( ) Aqueles que possuem coluna verteradas.

( ) Aqueles que não possuem e nem desenvolve coluna vertebrada.

  1. O flagelo é:

( ) São células com estrutura semelhante a um chicote.

( ) São formados por uma proteína chamada flagelina, que se dispõe em cadeias.

  1. Algumas esponjas tem a função de:

( ) Viverem em ambientes marinho.

( ) Banho e limpeza

  1. Quais os artrópodes mais conhecidos? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  2. Enumere corretamente.
  1. Molusco
  2. Artrópodes
  3. Aracnídeos
  4. Animais invertebrados
  5. Minhocas

(  ) camarão, moscas, gafanhoto e etc.

(  ) lesma, polvo, caranguejos e etc.

(  ) anelídeos, poríferos, cnidários e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com