TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parto Prematuro

Trabalho Escolar: Parto Prematuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A gestação é um processo fisiológico, onde um pequeno número das mulheres são denominadas de gestantes de alto risco, que por algum motivo, possuam características específicas que possam evoluir para uma gestação desfavorável, implicando em futuros problemas tanto para si, quanto para o feto. O parto prematuro é definido pela Organização Mundial de Saúde, desde 1972, como o que ocorre antes de completadas 37 semanas de gestação a partir do primeiro dia da ultima mestruação (SOUZA; CAMANO, 2003).

Nosso grupo pesquisou e vimos que prematuridade é responsável por 75 a 95% dos óbitos neonatais, quando excluídas as malformações congênitas, e 50% das anormalidades neurológicas. Aqueles que sobrevivem, muitas vezes, ficam com sequelas ou são acometidos por complicações associadas à prematuridade, tais como: síndrome da membrana hialina, retardo no desenvolvimento neurológico, doenças respiratórias crônicas, hemorragia intraventricular, enterocolite necrotizante, retinopatia da prematuridade, entre outras. No decorrer do trabalhos veremos os riscos e cuidados de um trabalho de parto prematuro.

O trabalho de parto pode ocorrer fora do período previsto; são os partos prematuros,são considerados partos prematuros aqueles partos que acontecem antes de 37 semanas de gestação, ou com recém-natos com peso inferior de 2.500 gramas. São sinais de prematuridade a ocorrência de mais de cinco contrações por hora, a dilatação do colo, o vazamento inesperado de fluido claro da vagina a sensação de dor a micção devido à provável infecção do trato urinário, bexiga e rins entre outros (GOUVEIA, LOPES,2004).

Nosso grupo iniciou a investigação também de algumas justificativas que viessem nos fazer entender o parto prematuro, apesar de ser considerado um mistério na obstetrícia; não havendo causas certas de seu acontecimento.

Características do trabalho de parto pré-maturo

O trabalho de parto prematuro,expõe alguns sinais e sintomas que servem como indicativo para procurar um medico, que são:

• Mudança na aparência e quantidade de secreção vaginal;

• Dor abdominal inferior;

• Lombalgia;

• Contrações uterinas regulares ou freqüentes com ou sem presença de dor;e

• Ruptura da membranas

Risco do Recém-Nascido e a Mãe

A prematuridade, especialmente quando ela é extrema, é a essencial causa de problemas e morte após o parto. Alguns dos órgãos internos do lactante podem não ter desenvolvido completamente, o que o expõe a um maior risco de apresentar determinados distúrbios.

Os bebês nascidos prematuramente estão predispostos a apresentarem dificuldades respiratórias, o principal problema enfretado nas unidades de terapia intensiva. Esse problemas é um efeito da deficiência na produção isuficiente de surfactante pelos seus pulmões prematuros, forçando-os a funcionarem no ambiente externo antes do tempo. Entre as respirações os pulmões colapsam totalmente, a doença resultante, a síndrome da angustia respiratória do recém-nascido, pode ser leve, moderada ou grave dependendo da evolução do parto prematuro, tornando-se a principal conseqüência para o recém-nascido.

Além do Hipodesenvolvimento pulmonar, um recém-nascido prematuro possui um cérebro não totalmente formado. E isto pode contribuir para a apneia. (parada respiratória). Com isso vemos o sistema imune dos lactantes prematuros não esta totalmente desenvolvido. Eles não receberam a quantidade total de anticorpos maternos, através da placenta, os quais combatem as infecções, sobre tudo as sépsis (infecção da corrente sangüínea), é consideravelmente maior nos lactentes prematuros que nos lactentes a termo. Os lactentes prematuros também apresentam uma maior propensão a apresentar a enterocolite necrotisante (uma doença inflamatória intestinal grave).

já os riscos que a mãe tem de conceder um bebe prematuro pode ser problemas ginecológicos, tais como uterinos, fibromiomas ou insuficiência cervical(fraqueza do colo do útero), antecedentes de partos prematuros ou abortos de repetição e a idade da mãe.

Sangramento Uterino

É muito comum ouvir mulheres relatando que estavam menstruadas durante o tempo de gestação. No entanto, é possível confundir diferentes tipos de sangramento com o ciclo menstrual. O sangramento vaginal durante a gravidez é um dos problemas mais frequentes na gestação e sempre deve ser considerado motivo de procura o médico.

Vemos a existência de muitas causas de sangramento, algumas não são de origem vaginal ou uterina, sendo decorrentes de lesões no ânus (fissuras anais, hemorróidas) ou mesmo do trato urinário (infecção urinária). Mesmo quando o sangramento é vaginal, é importante que se saiba que muitas vezes o sangue é de origem materna e não propriamente do feto em desenvolvimento. Assim, algumas características do sangramento, os sintomas associados, o exame físico a ultrassonografia vão orientar o médico a um diagnóstico mais exato.

Distensão Uterina em Excesso

Nosso grupo pesquisou e vimos que a origem da prematuridade podem estar associadas à sangramento uterino devido a alterações na placenta que levam à ruptura precoce das membranas amnióticas ou ser produto de infecções ou inflamações que atraem as contrações. A distensão uterina excessiva devido à gestação de gêmeos ou ao chamado efeito polihidrâmnio, quando há grande produção de líquido amniótico, que aumenta o volume do útero, pode liberar substâncias que induzem as contrações.

Os avanços da medicina permitem hoje usar estratégias para prevenir o parto prematuro. Também os bebês nascidos prematuramente, sujeitos a apresentar dificuldades respiratórias, podem passar por tratamentos bem tolerados, realizados na UTI neonatal.

Cuidados de Enfermagem

O profissional de enfermagem que acompanha a gestante, parturiente deve perceber essas particularidades para prestar o cuidado. Frente a essa afirmativa, vemos a convicção de que este trabalho será significativo e desafiador, uma vez que busca o Recem-nascido prematuro necessita de maior atenção, pois o mesmo estará em ventilação mecânica,

cateterismo umbilical, flebotomia, PICC, NPT, fototerapia, entre outros. Existem algumas características e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com